Seminário sobre Jogos Eletrônicos reúne estudantes e pesquisadores

16/10/2009 09h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40
Pesquisadores vão debater sobre jogos eletrônicos e educação

A 5ª edição do Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação comecou nesta sexta-feira 13, Maceió, e prossegue até domingo, 15 de novembro. O credenciamento dos participantes vai acontecer a partir das 18h, no Colégio Santa Úrsula. Em seguida, haverá uma apresentação cultural e a palestra de abertura sobre “Lan House na Escola: A Experiência da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação”, proferida pelo professor Geber Ramalho, da UFPE.

O V Seminário "Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação" tem o objetivo de socializar os trabalhos que vêm sendo produzidos em diversas regiões brasileiras e intensificar o foro de debates sobre diferentes perspectivas, marcando no cenário nacional um espaço diferenciado para reflexão e desenvolvimento dos jogos eletrônicos dentro do contexto educacional e cultural.

Na manhã do sábado, 14, no Colégio Santa Úrsula, haverá uma conferência sobre "Games e História", com a coordenação da professora Filomena Moita, da UEPB, e a participação do professor Eucidio Pimenta Arruda, da UFU. Ainda pela manhã haverá um painel sobre "Games: políticas e práticas pedagógicas", com a coordenação de Lynn Alves e participação dos professores da Uneb, Juliana Moura, Jaime Prazeres e Janaina Rosado.

Durante a tarde, haverá apresentação dos Grupos de Trabalho sobre Jogos digitais e desenvolvimento, Jogos digitais e narrativas, Jogos eletrônicos e educação e Jogos eletrônicos, arte e design. Também acontece o minicurso sobre desenvolvimento de jogos utilizando o framework Brisa e o servidor de jogos BRiGaS, ministrado pelos professores Leandro Sales e Diogo Dutra, da Ufal. No mesmo horário serão realizados mais dois minicursos sobre Jogos educativos para dispositivos móveis e um jogo em sete dias usando Flash.

A programação prossegue com mostra de Games, lançamento de livros e debates sobre aprendizagem baseada em jogos. A conclusão das atividades será realizada no colégio Santa Úrsula, às 17h30, com uma cerimônia de encerramento.

Rede foi criada para avaliar a influência dos jogos eletrônicos na Educação

O projeto foi iniciado em 2005, na Universidade do Estado da Bahia, e contribuiu para a criação da Rede Brasileira de Jogos e Educação. A Rede reúne pesquisadores de diferentes regiões do Brasil que atuam na área de desenvolvimento e realizam pesquisas sobre os jogos eletrônicos. “Esse é um fenômeno cultural que precisa ser investigado e utilizado com fins educacionais”, pondera o professor Fábio Paraguaçu, do Instituto de Computação e coordenador geral do evento.

A existência de editais que financiam a produção de jogos voltados para educação, seja através da Finep/Mec/MCT, do Ministério da Cultura e das Fundações de Pesquisas Estaduais, também contribuíram para o crescimento da área de desenvolvimento de games, integrando profissionais e pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento, ratificando a premissa de que para desenvolver jogos eletrônicos é fundamental uma equipe multidisciplinar.