SBPC discute ciência e tecnologia em Maragogi

A Regional Alagoas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza reunião em Maragogi, de 11 a 14 de novembro, com o tema “Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioambiental da Região Litorânea”. Na programação estão previstos vinte minicursos, oito mesas redondas e oito conferências. Haverá, ainda, mostra de vídeos, oficinas, práticas esportivas, exposições, trilha ecológica e outras atividades.

23/10/2009 08h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h42

A reunião, que conta com o apoio do Governo do Estado, tem como público-alvo cientistas, profissionais liberais, professores do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação, como também professores de todo o sistema educacional alagoano e estudantes do ensino fundamental, médio e técnico das redes de ensino público e privado do Estado.

Com a programação dividida em duas partes, sendo uma voltada para os pesquisadores e professores e outra para as crianças e adolescentes do Programa Cientista Mirim Alagoano, a reunião regional busca ser um evento de popularização da ciência, além de dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pela comunidade científica regional.

Dessa forma, qualquer pessoa interessada poderá participar. “Esperamos envolver os alagoanos nas discussões a respeito da ciência e da tecnologia, uma vez que são temas indispensáveis ao crescimento e ao desenvolvimento, tudo de que o Estado mais precisa”, disse o secretário regional para Alagoas, professor José de Lima Filho.

SBPC Mirim

Os estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar de oficinas como a de pipa na praia, jogos educativos de informática e construção de brinquedos com material reutilizado. Para os do ensino médio, haverá atividades como fabricação de sabão líquido, show de química e trilha ecológica. Mas esses são apenas alguns exemplos, pois os próprios alunos também farão apresentações de trabalhos inscritos por eles.

Cada estudante poderá escolher duas oficinas para participar e no caso das que oferecem atividades esportivas será necessário preencher uma ficha de adesão de Educação Física. As atividades especiais da SBPC Mirim serão realizadas no Colégio Municipal Dr. José Jorge, Escola Estadual Batista Acioli e Universidade Aberta, pólo Maragogi. Já as discussões para o público adulto serão realizadas no Hotel Praia Dourada.

A programação conta com parcerias das equipes técnicas das secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia, da Educação e Esportes, Fapeal, Itec, Unemet, Instituto Lagoa Viva, Ufal, Uneal, Ifal, Sebrae, das secretarias municipais de Educação dos municípios pólos do Programa Cientista Mirim Alagoano e da Oi.

SBPC

A SBPC é uma entidade civil sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC trabalha para a expansão e o aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 80 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e amigos da ciência.

A Reunião Anual da SBPC é um dos principais eventos científicos do Brasil. Realizada com a participação das sociedades científicas associadas, o evento é um fórum de debate das políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), e um meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.

SBPC Regional Alagoas

A Secretaria Regional da SBPC em Alagoas realiza duas reuniões por ano, que funcionam como pequenos congressos, uma em abril e outra em novembro. A atual coordenação pretende realizar um encontro em cada área do Estado até o final de sua gestão, em julho de 2011. Além disso, promove, ainda, os Seminários Temáticos, com duração de apenas um dia. Atualmente, é coordenada pelo secretário regional José de Lima Filho, pelo secretário substituto Robério José e pelo tesoureiro Givaldo Oliveira.

Inscrições

As inscrições para o SBPC Mirim já podem ser feitas pelas escolas no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Já as inscrições para os pesquisadores seniores em breve estarão abertas no site da SBPC. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail lima.unemet@gmail.com e do telefone (82) 3315-1580.