Psicólogos de todo o país se reúnem em Maceió

13/10/2009 08h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40

Diana Monteiro - jornalista

Estão abertas as inscrições para o XV Congresso Nacional de Psicologia Social que reunirá em Maceió, de 30 de outubro a 2 de novembro, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), cerca de 4 mil participantes não só do país, mas também da Espanha, Portugal, El Salvador, Venezuela e Costa Rica.

O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), que é presidida pelo professor Jefferson Bernardes, do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas, e tem na diretoria nacional as professores Maria Auxiliadora Ribeiro e Adélia Souto de Oliveira, também da Ufal.

Esta é a segunda vez que o evento nacional é realizado na Região Nordeste e tem como central “Psicologia Social e Políticas de Existência: Fronteiras e Conflitos”. O evento conta também na organização nacional com a participação da Fits, Cesmac e Polo Palmeira dos Índios.

Jefferson Bernardes explica que um dos objetivos do congresso é o desenvolvimento da Psicologia no Brasil e no Nordeste, em particular, por meio do encontro entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e interessados em geral. “O evento constitui-se em um momento de qualificação da formação e construção do conhecimento em Psicologia Social, visando à construção de uma sociedade mais justa”, enfatiza.

Segundo o organizador, durante o evento a ciência, a cultura e a política estarão articuladas. Para isso haverá paralelo ao congresso uma tenda com apresentações artístico-culturais com a programação científica. Estão previstas na programação mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho, apresentações de pôsteres, lançamentos de livros, simpósios e exibição de documentários do país inteiro, enfocando a temática.

A abertura será no dia 30, às 20h. Todas as atividades se iniciam às 13h e se estendem até às 20h. Inscrições e mais informações no site da Abrapso.