Projeto de fabricação artesanal é realizado por servidores do HU

O Projeto Mutante ensina a jovens e mães como fazer objetos de forma artesanal. O grupo estará com uma exposição durante o Encontro dos Servidores da Ufal, nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Convenções.

14/10/2009 10h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40
Projeto envolve jovens atendidos pelo HU

Projeto envolve jovens atendidos pelo HU

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

 

Com o objetivo principal de promover atividades que visem a inclusão social, redução de morbimortalidade e diminuição de jovens na rua, um grupo de enfermeiros e técnicos do HU desenvolve um projeto de fabricação artesanal de objetos.

 

O Projeto “Mutante” existe desde 1992 e, atualmente, atende cerca de 100 jovens e 150 mães. As reuniões acontecem no miniauditório do HU, todas as quintas-feiras, sempre no horário da manhã. Crianças a partir dos 10 anos também participam do projeto.

 

A enfermeira Terezinha Barbosa da Silva comenta que é importante esse tipo de ação envolvendo os jovens da periferia de Maceió. “Ajudar na educação social é importante, combater a ociosidade destes jovens contribui para um bom comportamento e para ficar longe de problemas”, diz.

 

Além da fabricação de objetos de decoração, as atividades desenvolvidas pelo grupo são as mais diversas: oficina de arte e cultura, palestras sobre saúde, orientações para evitar a gravidez na adolescência e sobre educação e saúde. “Sempre que temos um bom número de objetos, realizamos uma feira de talentos”, diz a enfermeira. Os interessados em participar devem prrocurar os enfermeiros no local das atividades. “É gratificante fazer esse trabalho solidário”, complementa.

 

A coordenação do grupo é realizado pelas enfermeiras Terezinha Barbosa e Josinúbia Freire, as pediatras Marluce Barbosa, Olivana da Veiga e Nadja Valéria Gazaneo, e os técnicos em enfermagem Maria de Lourdes, Iracema Machado, Maria do Carmo e Severina Batista.

 

Informações pelo telefone 3320-1569.