Professores e estudantes de Arquitetura comemoram os bons resultados do Gepa

27/10/2009 09h39 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h42
Gabriela Biana fez uma reflexão crítica sobre a Arquitetura em Maceió

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

Estudantes de Arquitetura e profissionais da área tiveram três dias de intercâmbio durante os dias 21, 22 e 23 de outubro, no II Colóquio do Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (Gepa), que teve como tema “A Produção da Arquitetura Rural a Urbana Contemporânea de Alagoas”.

O Colóquio foi fruto da produção das atividades do Mestrado Dinâmica do Espaço Habitado (Deha), expresso nas quatro dissertações defendidas no evento, que contou também com as presenças de professores de outras universidades, como Luís Manoel Gazzaneo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ruth Verde Zein, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Vera Lúcia Mayrink de Melo, da Universidade Federal de Pernambuco, e André Argollo Ferrão, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Walter Matias Lima, professor do Deha, destacou que poucos grupos promovem um encontro com tantos participantes e com tamanha interação entre a graduação e pós-graduaçã. O professor Alexandre Márcio Toledo, coordenador do Gepa, tambpem avalia o colóquio como positivo. “Além do intercâmbio de ideias, estreitamos os laços com outras Instituições; não se esquecendo da interação entre os alunos da graduação e os da pós. Parte dos presentes no evento está esperando a abertura das inscrições para o mestrado no Deha”, disse o coordenador.

Ana Paula Marinho de Carvalho Guedes, aluna do Deha, integrante do Gepa e professora da Faculdade de Arquitetura do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), ressaltou o resultado proveitoso das dissertações defendidas e destacou também a importância do colóquio para os estudantes e profissionais de arquitetura. “Nas grandes discussões que tivemos aqui, vimos temas atuais e esclarecemos aspectos da atuação profissional”, disse a estudante e professora.

Alexsandro Tenório Porangaba, também aluno do Deha e membro da comissão de organização do colóquio, acredita que a temática abordada foi inovadora, por aglutinar aspectos que vão desde a arquitetura rural até a urbana. “As palestras dos convidados externos mostraram aos alunos uma visão mais geral, o que está ocorrendo fora de Alagoas e consequentemente no mundo. Provocou uma boa comparação entre o local e o nacional e vice-versa,” disse Alexsandro, que destaca a participação da professora Ruth Verde Zein, da Mackeinze/SP. “Por ser tratar de um assunto contemporâneo, esta palestra despertou mais o interesse dos alunos participantes”, afirmou o mestrando.

Gabriela Biana defendeu a dissertação “Arquitetura Contemporânea em Maceió: Uma Reflexão Crítica” e diz que escolheu o título por ter compreendido que falta uma maior discussão crítica sobre a arquitetura local. Ela abordou as modificações pelas quais a cidade de Maceió passou nos últimos 30 anos: o aumento da construção de edifícios verticais, o incremento no turismo e o aquecimento do mercado imobiliário. “Este crescimento imobiliário vai se refletir na arquitetura. Abordei novas linguagens que trabalham a contemporaneidade, em que a arquitetura é mais comunicativa”, disse a nova mestra, que foi uma das primeiras a integrar o Gepa e defende o grupo como o melhor caminho que encontrou para aprender, através de organização de seminários, de obtenção de dados para pesquisas, de debates, e de treinos para falar em público.