Professora Ruth Cizino fala sobre gravidez na adolescência em rede nacional de TV

01/10/2009 11h05 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h37

Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou que o número de adolescentes grávidas apresentou uma redução de 30% nos últimos dez anos. O tema foi abordado no Programa Mais Você, da Rede Globo, e a professora Ruth Cizino, da Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal, foi uma das convidadas para discutir o assunto, já que em Alagoas a redução não passou de 15%.

A professora participou de link ao vivo durante o programa e respondeu às perguntas da repórter Catarina Martorelli e da apresentadora Ana Maria Braga. Confira a matéria completa.

Gravidez na adolescência provoca altos índices de internações

Ruth Cizino é coordenadora de uma pesquisa, realizada por um grupo da Escola de Enfermagem e Farmácia, sobre gravidez na adolescência. A pesquisa revelou que, em Alagoas, somente no ano de 2007, 77.8% das internações de adolescentes foram motivadas por gravidez, parto e puerpério, uma média de 16.103 registros. Uma situação, na opinião da professora Ruth, que poderia ser evitada. “Mostra a importância e o alto custo para o SUS com essas internações e significa também que nesse período de nove anos das pesquisas os dados não sofreram alterações. Todo o trabalho de educação sexual não tem surtido efeito em Alagoas porque os números continuam os mesmos”, alerta.

Os dados foram coletados pelo DataSUS e avaliaram as internações por gravidez, parto e puerpério entre adolescentes no Sistema Único de Saúde. Entre os objetivos, estudar os dados de internação hospitalar do SUS entre as adolescentes de Alagoas, nos anos de 1998 a 2007, analisando a morbidade entre as adolescentes internadas. Segundo a professora, a gravidez na adolescência está ligada de forma direta à iniciação sexual precoce dos jovens. Ela alerta que, apesar dos estímulos ao sexo vindos de diversas fontes, existe uma contradição, pois ainda há muita desinformação”, explica.