Pró-reitor Institucional lança livro sobre Gestão Universitária

01/11/2009 21h58 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h44
Pró-reitor Barbirato é um dos organizadores do livro

Jacqueline Freire - repórter

Gestão do conhecimento e governança universitária: uma abordagem sistêmica, organizado por Olival de Gusmão Freitas Júnior e João Carlos Cordeiro Barbirato foi um dos lançamentos da noite deste domingo na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Editado pela Editora da Universidade, o livro trata do tema da gestão nas Universidades Federais e traz a experiência da Ufal como modelo. “Falamos do planejamento estratégico, novidades no cenário nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), com a parte de informática e com a participação de vários autores, dentre eles, Vera Porangaba, Cristina Azevedo e Sonia Cavalcanti”, conta João Carlos Barbirato, um dos organizadores do livro e pró-reitor de Gestão Institucional da Universidade.

“Temos feito contatos com Universidades de outros estados a fim de passar esses conhecimentos, já que o modelo da Ufal é pioneiro e pode ser usado também por elas”, explica. Segundo ele, esta experiência é muito gratificante, principalmente por acontecer dentro da Bienal do Livro. “É muito bom poder lançar o livro num evento de tão grande porte, um evento grandioso, lançando um livro da Universidade”, conta. O texto é dirigido tanto para pesquisadores em gestão, como para estudantes de informática na parte de sistemas e leigos que queiram conhecer e entender a organização de uma universidade.