Prêmios Santander anunciam finalistas do Sudeste

Oito projetos representarão a região na disputa nacional

09/10/2009 17h25 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40
Seleção regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste acontecerá no dia 29 de outubro, em Recife

Seleção regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste acontecerá no dia 29 de outubro, em Recife

Fonte: Portal Universia

Dos 1.261 projetos inscritos na região Sudeste para os prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação - 60% do total de todo o País, oito foram selecionados para concorrer à final nacional do concurso. A divulgação dos finalistas foi feita na última quarta-feira, 07 de outubro, em São Paulo. Nessa etapa, concorreram 24 semifinalistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A final ocorrerá em 17 de novembro, também em São Paulo, quando serão conhecidos os projetos que levarão os prêmios de R$ 50 mil, além de certificado e troféu. Antes disso, haverá mais duas seleções regionais. Em Recife, em 29 de outubro, e em Porto Alegre, em 5 de novembro. O objetivo dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação, que já estão na quinta edição, é estimular o a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico. O concurso é realizado pelo Grupo Santander Brasil e tem desenvolvimento e gestão do Universia Brasil.

Durante a cerimônia, a USP (Universidade de São Paulo) foi homenageada pela organização dos Prêmios Santander por ter sido a instituição com maior número de inscrições na região Sudeste. Haverá uma instituição homenageada por região. "Para qualquer acadêmico seria grande honra ser reitor da USP, pois trata-se de uma instituição emblemática, que é referência para todo o Brasil. E falamos de uma instituição que não tem somente imagem e nome, tem também resultados, que contribuem fortemente para o desenvolvimento do País, como podemos comprovar hoje, com cinco finalistas da USP nos Prêmios Santander", elogiou Ignácio Berdugo, executivo do banco Santander, ao entregar o prêmio para a reitora da USP Suely Vilela.

Confira os projetos que concorrerão à final:

Prêmios Santander de Empreendedorismo

Medicamento para o combate a tumores - categoria Biotecnologia

Projeto de criação da empresa "Inovagene", fabricante de medicamentos para tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias. O primeiro produto da empresa é o medicamento G-VAX, que serve para tratamento de tumores e lesões induzidas pelo HPV (papiloma vírus humano), causador do câncer de colo de útero. O projeto é de Mariana de Oliveira Diniz, em parceria com Francisco André Marques de Oliveira Cariri, Bruna Felício Milazzotto Maldonado Porchia e Vinicius Canato Santana, alunos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia da USP (Universidade de São Paulo), sob orientação de Luis Carlos de Souza Ferreira. "O G-VAX deverá proporcionar significativa melhora na qualidade de vida dos pacientes, é um tratamento menos agressivo e mais barato do que os convencionais", observa Mariana.

Intercâmbio gastronômico - categoria Cultura e Educação

O projeto da turismóloga e pós-graduanda Manuela Uzai Knauer Bastone, da UCAM (Universidade Cândido Mendes), prevê a criação da empresa Culinária Brasil, com sede em Niterói, no Rio de Janeiro. A idéia é promover o intercâmbio cultural para estudantes estrangeiros com foco na gastronomia brasileira com a finalidade de aprender e desenvolver o idioma português, além de conhecer a diversidade da cultura brasileira e da expressão gastronômica. O grupo é orientado pelo professor Marcos Arzua Barbosa e pretende explorar o potencial do mercado gastronômico. "Ainda que possua enormes potencialidades, o Brasil está apenas despertando para esse mercado", explica Manuela.

Madeireira sustentável - categoria Indústria

Marcio Rogério da Silva, químico e pós-graduando de Ciências e Engenharia de Materiais da USP, em São Carlos, desenvolveu o projeto da indústria de fabricação de pisos e painéis de madeira para fins residenciais e comerciais por meio da tecnologia PHP (painéis homogêneos de partículas). A tecnologia, que está registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), reaproveita resíduos das indústrias de serraria e moveleira, além de permitir a reutilização dos painéis após sua vida útil. "Os benefícios para o meio ambiente são evidentes em virtude da redução da demanda por árvores oriundas de florestas nativas, promovendo melhor qualidade de vida", observa Silva. O projeto é orientado por Francisco Antonio Rocco Lahr.

Sistema para detecção de arritmias cardíacas - categoria Tecnologia da Informação e Comunicação

Esse projeto planeja o desenvolvimento de sistema computacional para geração, armazenamento, transferência e interpretação de eletrocardiogramas a fim de auxiliar na detecção rápida de arritmias cardíacas. O projeto é de Paulo Augusto Locanrovich Gomes, bacharel em Ciência da Computação e pós-graduando na (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") de Marília, no curso de Ciência da Informação e Tecnologia. A orientação é de Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos. Portátil, o sistema poderia ser adotado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). "Cidades distantes de grandes centros dependem, na maioria dos casos, de transporte dos pacientes para atendimento", pondera Gomes, que concorre na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação.

Prêmios Santander de Ciência e Inovação

Combate ao câncer - categoria Biotecnologia

Com o objetivo de avaliar os mecanismos moleculares e celulares que geram o câncer humano, o professor e pesquisador de Farmacologia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, José Ernesto Belizário, inseriu pedaços do DNA viral no zigoto (ovo fertilizado) de camundongos. Agora, esses filhotes transgênicos serão imunizados para produzir clones de linfócitos B - geradores de anticorpos que combatem o câncer. "Os laboratórios brasileiros poderão, no futuro, produzir estes reagentes imprescindíveis à pesquisa e tratamento de doenças por custos muito mais baixos", informa Belizário. O projeto concorre na categoria Biotecnologia.

Coloração de aços inoxidáveis - categoria Indústria

A proposta do projeto que aperfeiçoa o processo de coloração de aços inoxidáveis, utilizados principalmente em projetos arquitetônicos, diminui em até 97% a concentração de cromo da solução de coloração, reduzindo, além dos custos, a geração de efluentes e os impactos ambientais. A autoria é de Rosa Maria Rabelo Junqueira, engenheira química e doutora em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). "O desenvolvimento de um processo sustentável tornará a empresa mais competitiva, especialmente no mercado internacional, levando a aumento da produção e geração de empregos", afirma Rosa.

Prótese para revascularização de membros inferiores - categoria Saúde

O objetivo do projeto do médico Nelson De Luccia, professor associado do Departamento de Cirurgia da USP, pretende desenvolver uma prótese vascular de pequeno calibre para ser utilizada, em substituição à safena, no processo de revascularização de membros inferiores, o que preveniria amputações. Segundo De Luccia, na Europa, por exemplo, ocorrem 400 mil amputações por ano, das quais 340 mil poderiam ser evitadas com diagnóstico precoce e cuidados multidisciplinares. "A mesma prótese pode ser utilizada em reconstruções curtas, como as revascularizações do miocárdio, em acessos artériovenosos para hemodiálise, e o mesmo material pode ser utilizado como remendos em procedimentos arteriais", adiciona.

Dieta bovina - categoria Tecnologia da Informação e Comunicação

A fim de reduzir custos de produtores e frigoríficos e melhorar a gestão ambiental do setor pecuário, o agrônomo Dante Pazzanese Lanna, da USP, criou um software que administra a alimentação do gado. Para tanto, considera as exigências de alimentação ao simular processos de digestão, metabolização e uso dos nutrientes para crescimento dos diferentes tecidos animais. Para identificar a melhor combinação de alimentos e calcular o custo, o software contém uma biblioteca com a composição nutricional dos alimentos encontrados no Brasil. "O sistema diminui o custo de produção e é uma ferramenta importante para produtores, frigoríficos e toda a enorme cadeia produtiva da carne", acredita Lanna.

Leia também: Alagoana está entre os três finalistas do Prêmio Santander

Alunos da Ufal em intercâmbio nas universidades portuguesas participam de pesquisas