Pesquisadores do Instituto de Física descobrem novo fenômeno em Cristais Líquidos

16/10/2009 09h49 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40

No periódico da Sociedade Americana de Física, The Physical Review Letters, será publicado um artigo desenvolvido na Ufal onde um novo fenômeno em Cristais Líquidos foi descoberto por pesquisadores do Insituto de Física (IF). Neste artigo, Maria Socorro Pereira, Marcelo Lyra e Italo de Oliveira demonstram como a espessura de um filme de cristal líquido pode ser controlada em escala nanométrica por um campo elétrico.

Esta descoberta abre possibilidades de desenvolvimento de novos dispositivos controlados por campo, um segmento de grande interesse tecnológico atual. A principal aplicação tecnológica dos cristais líquidos consiste nos mostradores digitais e envolve uma indústria multibilionária.

Este é o terceiro artigo de pesquisadores do Grupo de Física Teórica e Computacional do IF publicado este ano no Physical Review Letters, e o segundo desenvolvido completamente na Ufal, envolvendo estudantes de Doutorado do grupo. Estes marcos demonstram a qualidade dos projetos de pesquisa e pós-graduação desenvolvidos no IF e sua importante inserção no cenário científico e tecnológico mundial. O artigo pode ser encontrado no link.