Pesquisadores da Esenfar tem oito projetos aprovados pela Fapeal

23/10/2009 11h22 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h42

Madalena Fernandes – estagiária de Jornalismo

Oito projetos da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas Esenfar/Ufal foram aprovados e contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Ao todo serão destinados para os projetos R$ 300 mil com o intuito de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Estado de Alagoas.

Segundo o coordenador do colegiado da pós-graduação da Esenfar, professor Irinaldo Basílio, os projetos pretendem colaborar para a evolução das pesquisas em Alagoas e propor melhorias nas políticas públicas de saúde. “Esses projetos são importantes, por que boa parte deles serão aplicados no SUS, contribuindo não só com a formação dos estudantes, mas também com a qualificação do serviço oferecido à comunidade” afirma o coordenador.

Os pesquisadores mestres e doutores dos projetos selecionados apresentaram projetos de pesquisa científico-tecnológica com forte impacto ao desenvolvimento da Saúde no Estado. Para execução serão selecionados cerca de cinco alunos para cada projeto através das bolsas de pesquisas do Pibic.

A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, que é responsável pela coordenação e avaliação de pesquisas, tem apoiado a Esenfar para melhorar a produção e a evolução da ciência no Estado de Alagoas. Para o coordenador essa aprovação é fruto do comprometimento dos professores e do colegiado de pós-graduação da unidade acadêmica.

Foram aprovados setenta e oito projetos, mas apenas vinte e oito foram contemplados pelo Edital Nº 01/2008 - 2009 da Fapeal, em parceria com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Governo do Estado de Alagoas e a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (SESAU). O investimento total é de R$ 950 mil.