Pesquisa pretende conhecer situação social de estudantes afrodescendentes

08/10/2009 10h21 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h39
Representantes do Neab e da Funaj reuniram-se com a reitora

Roberta Batista- estagiária de Jornalismo

A reitora Ana Dayse Dorea assinou na sexta-feira, 2 de outubro, um termo de cooperação entre a Universidade Federal de Alagoas, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, e a Fundação Joaquim Nabuco (Funaj), de Pernambuco, que tem objetivo de pesquisar a condição social de alunos e as perspectivas de vida, a partir da questão racial. Presentes na solenidade de assinatura, a diretora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da Ufal, Clara Suassuna, e o cientista político da Funaj, Flávio Cireno Fernandes.

O trabalho já teve uma ação piloto ocorrida em novembro do ano passado no município de União dos Palmares, que avaliou, através de entrevistas de pais e alunos de 14 a 29 anos, de escolas municipais, se a questão racial é um elemento que influi na exclusão do aluno da escola. O Neab elaborou um banco de dados junto com a Fundação que servirá para outros projetos. Os resultados das futuras pesquisas firmadas pelo termo de cooperação Ufal - Funaj traçarão um perfil do impacto social das questões apresentadas pelos alunos e seus pais.

A reitora Ana Dayse destacou a importância das cotas na Universidade, observando que este caminho tem possibilitado o acesso de estudantes afrodescendentes, provenientes de classes sociais de baixa renda. “A Universidade representa essa mudança de que necessitamos e precisa estar aberta a toda a sociedade, universalizando o acesso ao ensino superior”, disse Ana Dayse.