Museu de História Natural e Usina Ciência participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


21/10/2009 09h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h41

Até o dia 25 de outubro, está sendo comemorada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, com diversas ações em todo o Brasil.

Em Alagoas, as ações são coordenadas e realizadas, desde o ano de 2005,  pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, tendo como parceira a Universidade Federal de Alagoas, através do Museu de História Natural e da Usina Ciência.

Com a proposta de difundir e popularizar a ciência no estado, é realizada a cada ano a Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia, que percorre alguns municípios, realizando oficinas, sessões do planetário, observação do céu com telescópio, show de Química e de Física, peças teatrais, exibição de filmes da mostra "Ver Ciência", entre outras atividades.

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para este ano é “Ciência no Brasil”. Refletindo sobre o tema, a coordenação convidou um grupo de pesquisadores para elaborar uma exposição, para ser incorporada às atividades da Caravana Itinerante. Desse trabalho resultou a exposição “Ciência em Alagoas: literatura, ciências e seus vínculos”. Essa exposição trás, através de textos literários produzidos por cientistas e escritores alagoanos, os registros diretos ou indiretos, dos avanços científicos e tecnológicos percebidos por esses escritores, e que tiveram importância no desenvolvimento do estado.

Em 2009, a Caravana Itinerante passa pelos municípios de Barra de Santo Antônio, Viçosa, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Piaçabuçu, com previsão de quinze mil visitantes. As atividades são gratuitas e abertas para toda a comunidade.