Livros infantis e muita diversão na Bienal

Neste domingo, 1 de novembro, a partir de 15h, será lançado o livro infantil "O menino que acordou o rio", de Claúdia Lins, com ilustrações de Pedro Lucena, editado pela Cortez. O lançamento será nos estantes 94/95

28/10/2009 15h12 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h43
Outro lançamento para o público infantil na Bienal, da escritora e jornalista Claudia Lins

Outro lançamento para o público infantil na Bienal, da escritora e jornalista Claudia Lins

Jacqueline Freire – repórter

A tarde deste sábado, 31 de outubro, foi marcada pelo lançamento da coleção Letras e Sons, do Selo Passarada. O professor da Ufal e escritor, Ricardo Cabús, foi um dos quatro autores a publicar suas histórias. O livro “A Galinha Saudosa” é fruto do tempo em que ele contava histórias para fazer as filhas dormirem. “Quando elas eram crianças eu contava a história numa noite e na outra elas queriam que eu repetisse. Então eu tive que começar a escrever as histórias para me lembrar delas depois”, conta o professor, muito contente com o resultado do trabalho.

Segundo ele, essa é uma experiência nova, pois vem trabalhando especificamente com o grupo adulto e em trabalhos de pesquisa, mas ao mesmo tempo, muito gratificante. “A reação das crianças é fascinante, e eu me sinto muito honrado em ter sido convidado”, conta Ricardo Cabús. O projeto é uma iniciativa das autoras Claudia Lins (autora de Marina Traquina) e Simone Cavalcanti (Bob no país das verdurinhas) e tem o apoio da Braskem.

Também está na coleção, “Filho de peixe, peixinho não é” de Tiago Amaral. Além dos livros, a coleção traz um CD com a narração das quatro histórias e quatro músicas compostas por Ezra Mattivi. As ilustrações são de Pedro Lucena. Mais detalhes sobre a coleção podem ser vistos em cacosinconexos.blogspot.com.

Muito espaço para as crianças  na Bienal

Fonte: Jornal Primeira Edição, em 28 de outubro de 2009

 

Criança e livro, uma combinação que dá certo. Os pequenos, naturalmente, já criam histórias e apresentados à literatura, ampliam ainda mais essa viagem. Por isso, estimular o encontro com as letras é uma tarefa importante para toda a sociedade. É com esta proposta que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estará na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas, entre os dias 30 de outubro a 8 de novembro, realizando uma programação especial para o público infantil.

 

Escritores que sabem falar a língua dos pequenos vão lançar livros, bater papo e mostrar às crianças que ler é divertido. "A programação infantil está muito variada. Inclui contação de histórias e lançamentos de livros e CDs. É uma mostra do quanto este segmento cresce em Alagoas?", disse Maria Luiza Russo.

 

Luiz Henrique de Carvalho tem apenas 11 anos e pela segunda vez estará na Bienal para uma tarde de autógrafos. Engana-se quem pensa que Luiz quer a assinatura de algum escritor experiente. Ele é o autor. A obra O Galinho do Francês foi escrita junto com a Vovó Madá.

 

Outra autora que também vai estar presente na Bienal é Wilma Nóbrega. Ela não é mais criança, mas sabe do que elas gostam. Segundo Wilma, para ensinar história para os pequenos é preciso uma linguagem mais didática e ilustrada. "O meu livro é o primeiro da coleção Minha Cidade, Minha História. A mascote Arapiraquinha fala do ontem e do hoje do município. As crianças vão adorar ler e aprender história", falou a escritora, que faz parte do time da Secult. Ela é responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

 

A ideia do livro já despertou o interesse da prefeitura de Arapiraca. Uma equipe de educadores vai avaliar a obra para ser adotada na grade curricular de ensino da cidade.

 

A obra Arapiraca 

Minha Cidade, Minha História será lançada no dia 6 de novembro, sexta-feira, às 19h, no estande da Secretaria da Cultura. Durante todas as manhãs e tardes da Bienal, as crianças também poderão assistir à contação de histórias com o grupo Carochinha. Aproveitem pais! Levem suas crianças. É programa gratuito. Não tem desculpa.