III Encontro dos Servidores: um saldo positivo

Com o tema "A Universidade na construção de um novo cenário: perspectivas e ações", o III Encontro dos Servidores da Universidade Federal de Alagoas, contou com grande participação.

20/10/2009 10h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h41
Reitora destacou a ampliação do quadro funcional

Reitora destacou a ampliação do quadro funcional

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

 

A Cerimônia de abertura do III Encontro dos Servidores, realizada no dia 15 de outubro, no Centro de Convenções, contou com apresentação do Corufal e as presenças da reitora Ana Dayse Dorea, do vice-reitor Eurico Lôbo, e de João Carlos Barbirato, pró-reitor de Gestão Institucional, Pedro Nelson, pró-reitor Estudantil, Silvia Cardeal, pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Luiz Antonio Cabral, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Evilásio Freire, diretor geral do Sintufal, Manoel Messias Rodrigues, representante da Atufal, coordenadores das especializações, entre outros representantes da comunidade universitária.

 

Entre outros dados importantes destacados pela reitora, estão as capacitações que ocorreram entre os meses de janeiro a agosto, somando 1.392 qualificações, e a ampliação no quadro de pessoal, nos últimos 6 anos. Contando atualmente com 1.888 servidores docentes, 1.445 servidores técnico-administrativos, totalizando 2.633 servidores. Entre os anos de 2007 e 2009, foram nomeados 172 técnicos e 395 docentes, além de 82 professores substitutos.

 

Houve apresentação dos trabalhos de conclusão dos cursos de Especialização da Ufal: 'Gestão em Desenvolvimento Universitário’ e ‘Gestão em Organização Hospitalar'. Os alunos, entre eles Jouber de Lima, da Proginst, falaram da alegria em participar do curso e do grande passo para a universidade. Nelsio Rodrigues de Abreu, coordenador do curso de Gestão, agradeceu e parabenizou a equipe pelo desafio enfrentado. “É um aprendizado, que proporciona crescimento profissional e amplia os relacionamentos no espaço de trabalho”, conceitua.

 

O Professor Luiz Cabral, diretor da Feac, comentou que atividades como estas contribuem para o resgate da auto-estima dos servidores. “O momento é de aprendizagem, para mostrar a importância da elaboração acadêmica, onde os alunos têm a oportunidade de mostrar seu potencial, destacando o verdadeiro papel do servidor”, complementa o diretor. 

 

A pró-reitora Silvia Cardeal comemora a formação de mais de 1600 servidores. “Isto faz a universidade se completar com mais conhecimento”. O vice-reitor Eurico Lôbo, falou do crescimento e expansão da universidade. “Todos ganham com isso, a sociedade alagoana cresce, tanto na administração quanto na produção acadêmica e científica”, afirmou.

 

Palestras

 

O Sujeito e o Universo do Trabalho

 

A palestra ministrada pelo professor Jeferson Bernardes, psicólogo do ICHCA da Ufal, abordou o trabalho como forma de crescimento pessoal, e não como obrigação. Ele destacou a importância do dialogo no ambiente de trabalho. 

 

Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 

Identificar, qualificar, caracterizar e classificar os resíduos sólidos são os principais pontos apresentados no programa para o desenvolvimento sustentável. A sugestão de implantação do programa na Ufal surgiu por parte de professores e alunos. A proposta de implantação do programa de coleta seletiva já esta sendo iniciado no campus. “Temos muito a  avançar, não podemos fazer um programa sem o diagnostico, para tanto iremos implantar até  2010 um formulário, para a obtenção deste saldo, e levantar o diagnostico dos resíduos”, afirma Nélia Callado, professora do Centro de Tecnologia da Ufal.

 

Momento Saúde

 

 A aluna de educação física, Giselma Alcântara, realizou alguns exercícios com os participantes do encontro, no auditório, e mostrou como é fácil e importante realizar alguns poucos movimentos com o corpo no ambiente de trabalho, para prevenir lesões por esforço repetitivo e decorrentes da má postura.

 

O professor Jean Toscano também falou sobre a importância da atividade física para saúde, e a qualidade de vida. Combater o sedentarismo e tomar alguns cuidados com a saúde podem trazer grandes resultados para a qualidade de vida do servidor. Foram apresentados também, os programas 'Atividade física e saúde', do professor Toscano, e 'Nadar pela saúde', da professora Santiago.

 

Processo Comunicacional no Trabalho

Uma das palestrantes que teve mais destaque no evento foi Manoella Neves, professora do Curso de Comunicação da Ufal, que falou da importância de conhecer a estrutura organizacional do local onde se trabalha. A comunicação enquanto individuo, a comunicação interpessoal, a comunicação organizacional e a comunicação tecnológica foram os pontos fortes da palestra da professora. “Cada um tem seu valor no local onde está. O diálogo racionalizado é importante, tanto na comunicação administrativa, na institucional como também na mercadológica”, afirma.

 

Programa Cozinha Brasil

Mariana Lima, nutricionista do Programa Cozinha Brasil, da Equipe do Sesi, mostrou o percentual de comida jogada fora e das idéias de reaproveitamento das sobras. Ela também falou do cenário da fome no Brasil e da importância de garantir programas de segurança alimentar. Também foram colocadas dicas para comprar bem, conservação e preparo adequado dos alimentos. As receitas e a degustação  de pratos diferentes foram apreciadas pelos participantes da palestra.

 

Planejando o Futuro, a Família e o Trabalho

A importância do planejamento das atividades exercidas no dia a dia reflete no bom desempenho dos trabalhos realizados. “O futuro depende de nossos propósitos. Cada decisão depende da nossa capacidade de planejamento”, diz Sérgio Kummer, do Ministério Público. Também presente Audenis Peixoto, da Famed/Ufal, que comentou sobre direito do serviço publico e saúde mental, e ainda  Leonéa Santiago, da Educação Física/Ufal, que falou da importância da atividade física para a qualidade de vida.

 

Gestão de Competências: A Universidade na Construção de um novo cenário: Perspectivas e Ações

Em foco a discussão da importância da valorização das pessoas no ambiente de trabalho e a expectativa de desempenho pessoal. O psicólogo João Carlos Tenório Argolo, da UFRN, abordou o tema enfocando as pessoas. “Temos que pensar nos indivíduos como parte de um organismo. Assim como o corpo tem cabeça e membros, estamos constantemente em desenvolvimento na restruturação organizacional”, diz.

 

Motivação e Liderança

Maria das Graças dos Santos, do Cesmac, contou que os fatores motivacionais que rodeiam as pessoas tem um papel importante na organização das equipes de trabalho. “Alguns de nós somos insatisfeitos conosco”, diz. Os líderes devem contribuir para que o servidor se encontre no ambiente de trabalho e se sinta útil e valorizado. “Os lideres tem que ter competência para garantir a satisfação no processo de gerenciamento do clima organizacional”, complementa.

 

Espaço Qualidade de Vida

 

Além de palestras de extrema importância para o servidor da Ufal, os participantes contaram com atividades de relaxamento no espaço Qualidade de Vida. Um espaço com dicas nutricionais e avaliação nutricional, com nutricionista, spa(conectar), uma técnica de relaxamento e experiência com o eu interior, limpeza facial, reflexologia, massoterapia corporal e maquiagem.