Esenfar promove semana das crianças em São Luiz do Quitunde

05/10/2009 09h06 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h38

A Coordenação de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz do Quitunde, juntamente com os estudantes da Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (Esenfar/Ufal), em estágio curricular obrigatório em unidades de saúde deste município, realizam nos dias 5, 6, 7, 8 e 14 de outubro, uma série de atividades para comemorar a semana da Criança com o tema “Saúde, educação e diversão na semana da criança”.

“Com esta iniciativa desejamos envolver profissionais de saúde e educação e instituições em trabalhos voltados a promoção de saúde com crianças de 4 a 10 anos, oportunizando a interação entre os mesmos, abordando temas como educação em saúde e lazer”, afirmam os organizadores.

As atividades acontecem nas unidades de saúde João da Rocha, Sandoval Toledo, Santo Inácio, Governador  Lamenha Filho, Pindoba e Paraíso e nas escolas Jardim Infantil Ernesto Gomes Maranhão, Jardim Infantil Esmerildes Tenório da Silva, todas em São Luiz do Quintunde.

Programa Saúde da Familia

A Estratégia Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que a educação em saúde tenha como objetivo encorajar as pessoas a tomarem suas próprias decisões tanto individual como coletivamente, visando melhorar suas condições de saúde e as condições do meio ambiente.

Dentre os princípios da educação em saúde, encontra-se o direito de ser informado e o dever de buscar informação. Porém, o princípio que garante o direito de escolha do caminho para cuidar da saúde e a história de vida dos sujeitos também interferem nos resultados do processo educativo.

No que tange à saúde da criança e como esta clientela depende do adulto para cuidar de sua saúde, precisamos buscar parcerias, não apenas com a criança, mas com todos aqueles que são, direta ou indiretamente, responsáveis por sua saúde, tais como a família, os professores, o Estado e outras instituições de acolhimento à criança. Diante disso, a educação em saúde pode ocorrer no domicílio, nas escolas, nos hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde entre outros.