Encontro Nacional de Economia homenageia obra de Celso Furtado

A Associação Nacional dos cursos de Graduação em Economia realiza esta semana, o XXIV congresso, que tem como tema “‘Formação econômica do Brasil’- 50 anos da contribuição maior de Celso Furtado”

08/10/2009 09h10 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h39
Mesa de abertura do Congresso

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

Até sexta-feira, 16 de outubro, está sendo realizado, em Maceió, o XXIV Congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia (Ange). O evento acontece no Hotel Maceió Atlantic e tem como tema a “‘Formação econômica do Brasil’- 50 anos da contribuição maior de Celso Furtado”. A Ange é uma entidade civil que congrega unidades de ensino e entidades acadêmicas de graduação em Economia. A instituição tem como um dos objetivos assegurar a qualidade do ensino de economia no país. A abertura do evento foi realizada nesta terça-feira, 13 de outubro.

Na organização do evento estão os professores Júlio Gomes da Silva Neto (Ufal), Rubens R. Sawaya (Puc-SP), Lineu Maffezoli (Puc-Campinas) e Eduardo Rodrigues (UCG). Segundo o professor da Ufal e coordenador do congresso, Júlio Gomes, o evento reúne em Maceió economistas e pesquisadores renomados do Brasil, como os professores Ricardo Alberto Bielschowsky, diretor da Cepal; Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e Reynaldo Fernandes, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O tema do encontro é uma homenagem ao cinquentenário da obra maior do economista Celso Furtado: “Formação Econômica do Brasil”. Esta obra, além de ser referência nas bibliografias de todos os bons cursos de Ciências Econômicas do Brasil, revolucionou a análise do problema econômico com um método até então pouco conhecido: o método histórico-analítico. “Não poderia ser mais oportuna, a justa homenagem que a ANGE concede a uma das maiores contribuições da literatura econômica brasileira, durante o XXIV Congresso”, afirma o professor Júlio Gomes.

Ainda segundo o professor, este é um congresso com fins acadêmicos e pedagógicos e as palestras tem temas relacionados com o contexto histórico, proporcionado aprofundamento teórico de questões fundamentais. “Essa á uma grande oportunidade para o aluno de estar perto daqueles profissionais que ele estuda durante toda a graduação. É uma chance imperdível de indagar aos professores sobre as dúvidas que surjam”, comenta o professor.

“A economia brasileira e a mundial vem passando por momentos distintos, o processo de desenvolvimento é promissor para a economia”, afirma o professor, justificando a importância do evento para Maceió.

Sobre o homenageado

Celso Furtado, nascido em 26 de julho de 1920, na Paraíba e falecido em 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro, foi um dos mais importantes economistas do país, responsável por obras célebres, das quais se destacam:  “A economia brasileira” (1954, Rio de Janeiro: A Noite.) e  a “Formação econômica do Brasil“(1959, Rio de Janeiro: Fundo de Cultura).

Mais informações estão disponíveis no site do evento.