Encontro dos servidores terá oficina de terapia integrativa

Integrantes do ‘Projeto Conectar’ farão oficina de terapia integrativa no III Encontro dos Servidores da Ufal

05/10/2009 10h44 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h38

Avanny Oliveira – estagiária de Jornalismo

 

Josaias Soares, Malba Vieira Torres e Ana Emília, psicólogo, assistente social e enfermeira, respectivamente, estarão presentes no III Encontro dos Servidores da Ufal, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro, no Centro de Convenções.

O Projeto Conectar é voltado à reintegração do ser humano com foco objetivo psicológico do indivíduo. “O modo terapêutico de reintegração do ser humano ajuda a eliminar o estresse do dia a dia, diminuindo a ansiedade e a hipertensão”, fala Josaias Soares.

 

A terapia consiste em sessões de quatro etapas: ativação, meditação, partilha e irradiação. Na ativação é realizada uma série de movimentos físicos com a finalidade de diminuir a tensão do corpo. Já na meditação acontece uma visualização criativa que provoca bem estar com o ‘eu’ da pessoa. Enquanto que na partilha o paciente relata o que sentiu com a meditação, suas dificuldades e participação. E na irradiação, corpo e mente são ‘conectados’, fazendo com que surjam sentimentos bons.

 

Será realizada tambem a ‘Meditação da Luz’ que consiste na ativação e meditação. “O objetivo de estarmos presentes no encontro é que o publico possa conhecer o nosso trabalho e também encontrar maneiras alternativas de alivio para o corpo”, afirma Malba Vieira Torres.

 

“O retorno de quem participa deste tipo de terapia é muito bom, o grau de ansiedade diminui e a meditação ajuda muito nisso”, complementa Josaias. As oficinas estão previstas para acontecer no dia 15, das 13h às 14h, e no dia 16, das 8h às 9h e de 13h às 14h. As inscrições serão realizadas no local e as vagas são limitadas a 20 pessoas por turma.

 

As inscrições para o III Encontro dos Servidores podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 9, no site do evento .