Domingos Meirelles, o jornalismo e a literatura. Confira programação desta segunda na Bienal


01/11/2009 19h11 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h44
Participe das atividades desta segunda na Bienal

Participe das atividades desta segunda na Bienal

A noite desta segunda-feira, 2 de novembro, conta com a presença ilustre de Domingos Meirelles, que a partir das 20h faz palestra no auditório do Centro de Convenções sobre “As fronteiras entre o Jornalismo, a História e a Literatura”, seguida de lançamento de livro. O jornalista e escritor fez um passeio na manhã desta segunda pelos corredores da Bienal, que para ele, não perde em organização para nenhuma outra. "Foi uma surpresa para mim ver esta organização, numa localização excelente, uma bienal que não fica devendo nada à bienal de São Paulo ou à feira do livro do Rio de Janeiro", disse.

Sobre sua participação hoje à noite, Meirelles espera que o público compareça e participe. "Vou falar das fronteiras entre jornalismo e literatura, pois acredito que de certa forma o jornalismo é um gênero literário e as incursões que os jornalistas têm feito no campo da história e da literatura têm sido muito bem sucedidas, a exemplo de Fernando Moraes e Laurentino Gomes. Acredito que o jornalismo é capaz de dar uma contribuição diferenciada (à literatura) em função do seu olhar", explicou.

Também nesse horário se apresenta na sala José Marques de Melo, o escritor francês Stéphany Audeguy, com palestra sobre “A Teoria das Nuvens: a construção de um romance”.

Durante o dia, as oficinas iniciam a partir das 10h, mas quem quer participar deve chegar com 30 minutos de antecedência. Na sala Ignácio de Loyola, o curso “Cordel Dinâmico – Fábrica do Imaginário”, está sob a supervisão de Dêmis Santana e Jorge Calheiros. Já na sala Rubem Alves, os professores da Ufal Elton Casado, Maria do Socorro e Taíse Mesquita, ministram a oficina “Objetos de aprendizagem – uma nova ferramenta para a sala de aula”. Na parte da tarde a sala dá espaço à professora Maristher Moura com a oficina sobre “Gestão Documental”. Bethe Miranda é a oficineira de “Contação de histórias: técnicas básicas para se contar uma história”, na sala Demerval Saviani.

Duas mesas redondas acontecem durante o dia no auditório. A primeira começa às 10h, sobre “Formação de professores – desafios e perspectivas”. A tarde, a partir das 14h, o tema é “Disciplina, transversalidade e interdisciplinaridade na Docência”. Às 17h, o lançamento em aberto do Inep promove a integração das mídias nos espaços de aprendizagem. O Fórum Ibero-americano de Editoras Universitárias continua durante todo o dia na sala Geraldo Carneiro.

A sala José Marques de Melo terá atividades a partir das 11h, com a palestra de Ignacy Sachs, da França, sobre “Ecodesenvolvimento: crescer sem destruir”. Às 14h “Ecos regionalistas do romance de 30 no Nordeste”; seguida da mesa sobre “Antropologia, História e Literatura”. O patrono da Bienal, professor José Marques de Melo, fala sobre seu novo livro “Vestígios da Travessia: da imprensa à internet – 50 anos de Jornalismo”; participam da mesa Luitgard Barros e Audálio Dantas.