Curso de Música promove II Jornada para Músicos de Banda

22/10/2009 09h24 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h42

O Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas realiza entre os dias 23 e 25 de outubro, no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, na Praça Sinimbú, a II Jornada Pedagógica para Músicos de Banda.

O objetivo é estreitar laços com os grupos filarmônicos do interior. Também será realizada, durante a programação, uma exposição relacionada a metodologia do ensino de instrumentos filarmônicos,  oferecendo aos interessados no assunto, a atualização das metodologias existentes.

De acordo com os organizadores, os municípios alagoanos são verdadeiros celeiros de músicos de banda. Por isso, o Programa de Extensão tem o propósito de fortalecer a atuação das bandas de música, que, no interior do Estado, proporcionam educação, socialização e oportunidades aos integrantes. “Com o apoio acadêmico e a capacitação dos integrantes, queremos consolidar a tradição das bandas de música nas cidades do interior”, garantem os organizadores.

A Jornada vai abordar a aplicação do método Da Capo e similares metodologias de ensino coletivo existentes em Bandas de Música no Brasil. Nesta etapa terá a participação do maestro Joel Barbosa, autor do método Da Capo, que prioriza o ensino coletivo de instrumentos de banda com repertório de músicas folclóricas brasileiras. O método foi o objeto de estudo da  tese de doutorado do maestro, nos Estados Unidos, e foi publicado pela editora Keyboard, em 2004.

Também participa da Jornada o maestro José Alípio Martins, bacharel em regência e licenciado em música pela Ufba, que há mais de 10 anos desenvolve aplicações metodológicas no ensino coletivo para bandas de música.

Segue a programação:

Dia 23

9h - Abertura da Jornada Pedagógica- Coordenador do evento; Prof.Msc. Marcos Moreira.

Apresentação: Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas.

Pré-Lançamento da Revista eletrônica online Musifal- Prof. Msc. Milson Fireman e Jornalista Joabson Santos (Proex).

Apresentação da Banda filarmônica de Satuba, executando canções de Hekel Tavares

11h - Mesa Redonda- Tema: Banda de Música: Acervos, métodos e reestruturação e a Ufal: Uma Proposta para Alagoas.  Prof. Nilton Souza (Ufal), Prof. Marcos Moreira (Ufal), Prof. Eduardo Lyra (Pró Reitor de Extensão)

14h – Curso O Método Da Capo: Concepções pedagógicas (Oficina Didática) Professor Convidado: Prof. Dr. Joel Barbosa – Universidade Federal da Bahia

Dia 24

9h - Apresentação: Banda da Assembléia de Deus (Mini auditório-Sala da Orquestra)

10h – Curso - O Método Da Capo: Concepções pedagógicas (Oficina Didática) II Parte.

14h - Master Class de Clarineta e Grupos de Câmara.