Confira alguns dos lançamentos da IV Bienal


28/10/2009 16h05 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h43

Cem livros serão lançados durante a Bienal; desses, 70 são da Edufal. Os lançamentos da Editora da Ufal serão feitos no Café Literário, em frente ao estande da editora, garantindo um momento de descontração e confraternização entre autores e leitores, inclusive com sessão de autógrafos. Dentre os autores, vale destacar que muitos são docentes da Ufal, o que dignifica ainda mais a Universidade.

No domingo, 1º de novembro, às 19h, serão lançados diversos livros de docentes da Ufal, como “Desenvolvimento socioeconômico: controvérsias em torno de um conceito”, de Márcio Jorge Porangaba; “Gestão do conhecimento e governança universitária: uma abordagem sistêmica”, organizado por Olival de Gusmão Freitas Júnior e João Carlos Cordeiro Barbirato, também Pró-reitor de Gestão Institucional da Universidade; “Violência doméstica e assédio moral contra as mulheres”, coordenado por George Sarmento Lins Júnior e Stela Cavalcanti; dentre outros.

Na segunda-feira, 2, a jornalista Janayna Ávila lançará o livro “Entre pitangas e sapotis: a crítica na imprensa alagoana nas décadas de 20 e 30”.

Na terça-feira, 3, a educação será o foco nos livros “Educação infantil em Alagoas: (re) construindo suas raízes”, de Elza Maria da Silva; e “O direito fundamental à educação: inclusão do aluno com necessidades especiais”, de Lavínia Suely Dorta Galindo.

Na quarta-feira, 4, Fábio José dos Santos lança seu livro “Linguagem, poesia e resistência em Vidas Secas: na origem, o poder de nomear”; e os professores Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante, Belmira Rita da Costa Magalhães, Ana Maria Gama Florêncio e Helson Flávio da Silva Sobrinho expõem seu livro “Análise do Discurso: fundamentos e práticas”.

Na quinta-feira, 5, os livros “Comunicação e educação em Portugal: vozes em conflito midiático”, de Antônio Francisco Ribeiro de Freitas; “Análise retórica do gênero discursivo oral: defesa pública, de Deywid Wagner de Melo; e “Planejamento turístico regional: participação, parcerias e sustentabilidade”, de Lindemberg Medeiros de Araújo, serão conhecidos do público e seus autores estarão disponíveis para bate-papos e autógrafos.

Na sexta-feira, 6, merece destaque o lançamento do livro “Ecossistemas costeiros de Alagoas-Brasil”, de Monica Dorigo Correia e Hilda Helena Sovierzoski, no próprio estande da Edufal.

No sábado, 7, “Violência e Criminalidade em mosaico”, de Ruth Vasconcelos Lopes Ferreira e Elaine Cristina Pimentel Costa; e “Projeto Democrático Socialista do MST: alguns elementos linguístico-ideológicos”, de José Nascimento de França, são algumas das novidades do penúltimo dia do evento.

No último dia, domingo, 8, muitos títulos ainda serão divulgados, como “Cidade, lixo e cidadania”, organizado por Paula Yone Stroh; e “Identidade, cultura e política: os movimentos estudantis na contemporaneidade”, de Marcos Ribeiro Mesquita.

Confira a lista completa dos lançamentos no site da Bienal. Acompanhe a cobertura completa do evento através dos Portais da Ufal e do Portal Literal.

Leia também: Professora de Comunicação lança livro sobre Poéticas Visuais durante a Bienal