Centro de Agrárias inicia Especialização em Proteção de Plantas

14/10/2009 09h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h40
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, com a direção do Ceca

Roberta Batista - estagiária de Jornalismo

Na sexta-feira, 9 de outubro, o Centro de Ciências Agrárias deu início ao curso de Especialização em Proteção de Plantas. Além dos alunos, prestigiaram a aula inaugural o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Josealdo Tonholo, o diretor do Ceca, Paulo Vanderlei Ferreira, o coordenador do programa de Pós-graduação em Produção Vegetal e vice-coordenador do curso de Especialização, Gaus de Andrade Lima, a coordenadora da especialização, Iraildes Pereira Assunção, e professores.

O curso é financiado pelo CNPq e, assim como os outros 21 cursos de pós-graduação da Ufal, é gratuito. Formado por 13 professores, sendo 7 doutores em Fitopatologia e 6 doutores em Entomologia, esse é o terceiro Programa de Pós-graduação do Ceca. O primeiro é o Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal), que tem dez anos. O curso conta ainda com o Mestrado em Zootecnia que, antes mesmo de selecionar os alunos, já contava com financiamento.

Essa nova Especialização tem como foco propagar o conhecimento sobre proteção de plantas para promover a agricultura sustentável no Estado de Alagoas, de acordo com o Pró-reitor Josealdo Tonholo, que aproveitou a oportunidade para parabenizar professores, técnicos e alunos. “Só venho para o Ceca por coisas boas, para inaugurações de Mestrados, Especialização, laboratório. Parabéns a esses 13 professores que fazem um grande esforço para dar essas aulas extras, com o objetivo de formar profissionais com alta qualidade. O Estado precisa de profissionais como esses na área desenvolvimento agrícola”, disse.

O diretor Paulo Vanderlei lembrou o começo do Curso de Agronomia, no município de Viçosa, que contava somente com 13 professores, 12 graduados e 1 mestre e comparou com o Ceca hoje, que tem 61 docentes, sendo 70% de doutores e 25% de mestres. “Nós temos 95% de titulação no Ceca; um centro com 41 doutores é fruto do esforço de todos. Nosso foco agora está nos projetos de mestrado e doutorado em proteção de plantas”, disse Paulo Vanderlei.

A coordenadora da Especialização, Iraildes Assunção, esclareceu que o curso oferecia, inicialmente, 12 vagas, mas devido ao bom nível dos currículos avaliados, foram admitidos 15 alunos dos 39 inscritos. O curso terá duração de 10 meses. Serão formadas 3 turmas em 3 anos.

O intuito dessa Especialização é proteger plantas economicamente interessantes contra insetos, pragas, fungos, bactérias, vírus e nematóides, ou seja, organismos que causam doenças nas plantas, e também contra plantas invasoras. “Os nossos alunos terão aulas às sextas e sábados, práticas e teóricas, em que estudarão estratégias para o controle dessas pragas. Só identificando, diagnosticando e controlando essas pragas aumentaremos a produção em Alagoas e em outros Estados”, disse a coordenadora da pós-graduação.

Ainda sobre os programas de pós-graduação da Ufal, Josealdo Tonholo informou que um projeto de Agroecossistemas sustentáveis, uma parceria do Ceca, do Campus Arapiraca e do Polo Penedo, está em fase de julgamento.

Leia também: Prorrogadas até o dia 16 de outubro as inscrições para bolsas de iniciação tecnológica