Banco de Sangue realiza projeto para conseguir doadores universitários

28/10/2009 10h37 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h43

Tamara Albuquerque - jornalista

O Banco de Sangue do HU iniciou em agosto a segunda edição do Projeto Doação em Ação, que visa formar agentes multiplicadores para captação de doadores de sangue entre os universitários. A turma, com estudantes de vários cursos da Ufal, já começou a receber a capacitação. Este mês, o projeto prevê a realização de mini-cursos e exposição fotográfica sobre o processo de doação de sangue em várias unidades da Ufal. O projeto segue até dezembro e foi idealizado pelo Serviço Social do setor.

Nesta segunda edição, segundo explica a assistente social Eunice, os alunos do projeto vão fazer um agendamento mensal para os universitários que quiserem doar sangue. Ela explica que os universitários são potenciais doadores, pois possuem um perfil adequado. Além de jovens, são saudáveis, têm conhecimento e estão próximos ao Banco de Sangue do HU. No entanto, pesquisa realizada pelo setor revelou que essa parcela da população contribui com apenas 7% da totalidade das doações.

A maioria dos estudantes desconhece o processo de doação e, por isso, não tenciona ser um doador. O objetivo do projeto Doação em Ação é, justamente, desmistificar a doação de sangue junto a esse público especial e fidelizar doadores. Apesar dos avanços da Medicina e tecnologia, ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que alguém precisa de uma transfusão de sangue, só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 Kg, estar descansado e alimentado e apresentar documento original com foto. No HU, as doações são realizadas de 2ª a 6ª feira entre 7h30 e 11h.