Uma semana de festa no Campus

A comunidade acadêmica da Ufal não é formada apenas por jovens e adultos. Cerca de 130 crianças, com idades entre 1 a 5 anos, frequentam diariamente o Campus da Universidade para estudar no Núcleo de Desenvolvimento Infantil. Elas estão comemorando a Semana da Criança com tudo a que tem direito!

02/10/2009 08h29 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h37
Abertura da Semana da Criança no NDI

Lenilda Luna - jornalista

O NDI é a creche-escola da Ufal que oferece acompanhamento pedagógico, psicológico, nutricional e de saúde para filhos de funcionários e alunos da Universidade, além de crianças das comunidades circunvizinhas.

Na Semana das Crianças, a equipe do NDI, liderada pela diretora Pajuçara Marroquim, preparou uma programação diversificada que está movimentando o Campus, já que as crianças realizam passeios pela Universidade, visitam o Arboretum e até fazem piquenique. “Estamos trazendo mais dinamismo e alegria para o Campus durante essa semana”, diz Pajuçara. “E mais colorido também, já que as crianças vão pintar com tema livre no pátio do NDI e na frente do prédio”, completa a diretora.

Como tema “O caminho da Igualdade é a Diferença”, as atividades da semana são bastante diversificadas. A abertura foi realizada nesta segunda-feira, 5, pela manhã, no pátio do NDI, onde as crianças se reuniram, cada uma vestindo a cor de camisa escolhida para a turma, e fizeram uma grande brincadeira de roda.

A semana ainda conta com muito mais. "Temos cinema, teatro de fantoches, banho de piscina, confecção de brinquedos, festa à fantasia, oficina de arte, roda de leitura ao ar livre e muitas brincadeiras para estimular a imaginação e possibilitar um aprendizado lúdico para nossas crianças”, garantem as coordenadoras pedagógicas Edvânia Sobral e Ruth Calôete.

A psicóloga do NDI, Betânia Correia, ressalta que essas atividades são importantes para fortalecer a autoestima das crianças. “Elas se divertem, sentem-se felizes e fortalecem os laços com a escola e as outras crianças”, diz a psicóloga.

O curso de Educação Física da Ufal também vai participar da festa, coordenando a recreação que vai acontecer na sexta-feira, pela manhã, envolvendo todas as turmas. Nesta semana, onde as crianças vão “queimar” muitas calorias, a nutrição liberou um festival vespertino com os lanches preferidos da garotada: pizza, batata frita, hambúrguer e sorvete.  “Todos esses lanches podem ser consumidos, desde que não seja em excesso e que os outras refeições com legumes, frutas e verduras também sejam estimuladas, para que a criança experimente todos os sabores e tenha todos os nutrientes garantidos”, explica a nutricionista Renata Pereira.

Visita à reitoria

Nesta quarta-feira, 7, algumas das turmas do NDI realizaram uma visita ao prédio da reitoria da Ufal. As crianças fizeram uma caminhada pelo campus, acompanhadas pelas professoras e pela psicóloga Betânia Correia, e conheceram o prédio central da gestão.

De mãos dadas, os pequenos estudantes percorreram salas e corredores, conheceram a Editora Universitária, foram até o gabinete da reitora, sentaram na sala de recepção e brincaram bastante. Além de espalhar alegria pelo campus, eles puderam conhecer um pouco mais do universo onde estão inseridos.