Ufal no Encontro Andifes de Assessores de Comunicação

01/09/2009 11h18 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h56
A ouvidora da UFRJ, Cristina Riche, fala sobre o papel do ouvidor e a implantação da ouvidoria na universidade

A Universidade Federal de Alagoas foi representada no 5º Encontro de Assessores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior pelas jornalistas Márcia Rejane de Alencar e Rose Ferreira. No evento, as jornalistas relataram aos colegas as experiências bem sucedidas com a implantação do Projeto Agentes de Comunicação, desenvolvido pela jornalista Diana Monteiro em seu Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Comunicação Empresarial.

Neste Projeto, os agentes (coordenadores de curso e alguns técnicos) atuam como fontes jornalísticas, potencializando o trabalho da Assessoria na divulgação da produção científica dos Campi e Polos da Universidade. A Ufal é pioneira na implantação desse Projeto, que só acontece nos Correios e na Hering, e tem sentido os benefícios na melhor comunicação entre os campi. "O Agentes de Comunicação tem facilitado a vida da Assessoria, que precisa divulgar as ações da Universidade, e também a dos docentes, que têm divulgado suas pesquisas e cumprido com o papel social inerente à instituição de ensino", explica Márcia Rejane de Alencar.

Os demais assessores ficaram muito interessados na implantação do Projeto em suas universidades, porque acreditam ser uma boa solução para o problema da distância física entre os campi. "É uma ideia maravilhosa porque lá no Pará, por exemplo, só podemos ir de um campus a outro de barco ou avião", destaca Ana Pimenta, assessora da UFPA.

"O Encontro foi muito produtivo porque além das palestras com profissionais renomados, pudemos discutir estratégias para melhoria do nosso trabalho como assessores de Ifes. Estamos animados com a criação do fórum para posteriores considerações e temos certeza que as universidades só têm a ganhar", ressalta Rose Ferreira.

Troca de experiências

Utilização de ferramentas digitais na comunicação, a necessidade do diploma de jornalismo, o papel das ouvidorias na comunicação institucional, a expansão e interiorização das Ifes e comunicação pública foram algumas das discussões realizadas no Encontro promovido anualmente pela Andifes. Este ano, 55 representantes de 42 Ifes participaram do evento, realizado nos dias 27 e 28 de agosto, na sede da Andifes, em Brasília.

O reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Naomar de Almeida Filho representou a diretoria da Andifes na abertura do Encontro. Naomar de Almeida destacou o momento de expansão e reestruturação das Ifes, principalmente devido ao Reuni e falou sobre a nova dimensão que elas assumem. “Gostaria de ressaltar a importância do trabalho que vocês fazem, particularmente pela conjuntura atual das universidades, um pouco diferente com o Reuni. Esta discussão é muito importante para que aprendamos a lidar com esse novo momento, que tem desafios diferentes”, resumiu o reitor da UFBA.

Expansão e interiorização das Ifes

O coordenador geral de Expansão e Gestão do Ministério da Educação Rodrigo Ramalho e a consultora da Andifes Maria Ieda Costa Diniz falaram sobre o Reuni e a expansão das Ifes. Atualmente, são 59 universidades federais, 12 delas implantadas entre 2003 e 2008 e quatro em apreciação no Congresso, totalizando 104 novos campi universitários. O incremento de vagas nas Ifes no primeiro ano de implantação do Reuni (2008-2009) foi de 29,05%, percentual que representa 43.084 vagas – 36,8% em cursos noturnos e 26,6% em licenciaturas. O sistema federal de Educação Superior oferecia, em 2002, 112.029 vagas presenciais, número que subiu para 187.338 em 2009. Clique aqui para conferir os dados.

Relatos

O Encontro ainda teve espaço para relatos de experiências das Ifes, que abordaram iniciativas de comunicação adotadas em suas instituições. A assessora da Ufal, Márcia Alencar, falou sobre as ações de comunicação interna adotas pela universidade, Érica Montenegro, da UnB, apresentou o projeto da revista Darcy, Ana Carolina Pimenta (UFPA) falou sobre os desafios da comunicação científica da e na Amazônia, Márcia Veronezi apresentou o processo de criação da assessoria de comunicação da UFCSPA e Dalira Lucia Carneiro apresentou o Plano de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ao final do Encontro, os assessores formaram um Comitê Executivo, com dois representantes de cada região, que trabalhará, juntamente com a Andifes, na preparação da próxima edição do evento. Também foi criado um blog para subsidiar as discussões pertinentes às assessorias de comunicação das Ifes.

Leia a matéria e veja fotos do evento no site da Andifes