Trabalho sobre a loucura é premiado no Intercom

O Intercom é o maior evento de comunicação do Brasil

18/09/2009 10h44 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Acâssia Deliê, récem formada em Jornalismo pela Ufal

A ex-aluna de Jornalismo Acássia Deliê teve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), “Por trás dos muros”, escolhido como o melhor trabalho de graduação do Brasil, na área de livro-reportagem. O TCC “Por trás dos muros” foi orientado pelo professor Ph. Dr. Antonio Freitas, do Curso de Comunicação Social da Ufal. “Em seu trabalho, Acássia Deliê narra, de maneira leve e contagiante, um tema tabu: a loucura. Seu relato trata de forma humanizada, respeitosa e envolvente a vida de pacientes do Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho”, analisa o orientador.

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) aconteceu neste ano em Curitiba, durante a 32ª Intercom, encontro realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação, que premia em cada edição anual os melhores trabalhos de graduação de estudantes da área de comunicação. O evento ocorre em três etapas: local, regional e nacional. Na etapa local, as instituições de ensino escolhem um trabalho para concorrer em cada categoria. Na etapa regional, os alunos apresentam seus trabalhos e o ganhador classifica-se para concorrer na etapa Nacional.

Este ano, o Expocom contou com seis categorias e inúmeras subcategorias. Cada vez mais o número de participantes do Expocom está aumentando. “Neste ano tivemos mais de mil trabalhos inscritos. Esse número cresceu bastante em relação a outros anos”, comenta o membro do comitê organizador do Expocom Nacional, Márcio Fernandes, do Unicentro - Curitiba.

Conseguir o prêmio do Expocom é muito bom para o curriculum, como conta o representante da Coordenação Nacional de Avaliação dos Trabalhos da Expocom, José Carlos Marques: “Um prêmio do Expocom valoriza o curriculum, pois o encontro da Intercom é o maior evento de comunicação da América Latina. Por esse motivo, pode-se dizer que o Expocom é o maior prêmio de Comunicação para a graduação do Brasil”.