Seminário internacional discute rede elétrica subterrânea


30/09/2009 09h29 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
professora Vera Dubeux, presidente da Associação Prospectiva 2100 Brasil

professora Vera Dubeux, presidente da Associação Prospectiva 2100 Brasil

Rose Ferreira - jornalista

Em comemoração ao Ano da França no Brasil, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, realiza nesta sexta-feira e sábado, 2 e 3 de outubro, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa o Seminário “Instalação de Rede Subterrânea de Distribuição de Energia Elétrica”.

Durante o evento, que tem as parcerias do Jicable, Associação Prospectiva 2100 France, Ufal, Prefeitura de Maceió e Aliança Francesa, haverá apresentação de trabalhos, palestras, mesas redondas e debates em português e francês, com tradução simultânea.

Segundo a professora Vera Dubeux, presidente da Associação Prospectiva 2100 Brasil, este evento é muito importante porque além de discutir uma questão tão relevante e atual, trata de tecnologia. “Este é um dos poucos eventos na área de tecnologia neste Ano França no Brasil, já que a maioria tem sido cultural”, explica.

No Brasil, a tecnologia de redes subterrâneas tem dado os primeiros passos, mas ainda há muito a aprender, discutir e fazer, de acordo com Vera Dubeux, que aponta áreas em Maceió que já começaram a ter sua rede elétrica superficial substituída pela subterrânea: Centro, Ponta Verde e Jaraguá.

As vantagens da rede elétrica subterrânea são percebidas em diversos segmentos. “Podemos citar o aspecto econômico, por evitar perdas de energia e impedir ligações ilegais, mais conhecidas como “gatos”; o visual e ambiental, por acabar com a poluição visual de fios à vista pela cidade; o de segurança, porque evita acidentes com a fiação elétrica; e o da relação custo-benefício, já que essa tecnologia vem sendo barateada em virtude do investimento e interesse mundial”, explica a pesquisadora.

Programação

Quatro renomados pesquisadores franceses estarão participando do evento. Alain Doulet, ex-diretor da distribuição de Electricité de France, fará uma apresentação geral da problemática das redes subterrâneas a partir da experiência da rede de distribuição da França. Já Lucien Deschamps, da Prospective 2100 France, Gérard Lencot, da Prysmian Cables et Systèmes, e Olivier Lopez, da Nexans France, apresentarão os materiais utilizados para construir uma rede subterrânea.

Presenças nacionais também contribuirão com o tema, como Maria Gardênia Santos, da Secretaria Municipal de Planejamento, que apresentará exemplos de Maceió na busca por integração em projetos públicos de redes subterrâneas; e Renato Bernis, da Central Elétrica de Minas Gerais (Cemig), que falará sobre a experiência da Cemig com cabos de rede de distribuição subterrânea. Além disso, a Companhia Energética de Alagoas (Ceal), através do superintendente Geral Dias, mostrará seu plano de expansão de energia elétrica em Alagoas.

A programação completa do evento está anexa. As inscrições para o evento são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever no site www.mepeventos.com.br. Informações através do e-mail dubeuxtorees@gmail.com.