Semana movimentada em Delmiro Gouveia com obras e concurso do Campus Sertão

04/09/2009 10h01 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h56
obras já começaram para construção do Campus Sertão

Inicialmente vai ser construído o bloco de apoio acadêmico e administrativo onde vão funcionar duas salas de aulas, dois laboratórios, uma área administrativa e outra para suporte de infraestrutura”, descreveu ao informar que a Grafite Engenharia, empresa ganhadora do processo licitatório tem até meados de janeiro de 2010 para entregar esta primeira parte da obra, que mede mil metros quadrados de área construída.
A outra parte do Campus do Sertão mede seis mil e trezentos metros quadrados e só deve ficar pronta em agosto de 2010. “No entanto, a primeira parte será suficiente para o início das aulas, pois iremos dividir os seis cursos nos três horários”, acrescentou o superintendente ao informar que o vestibular para o Campus do Sertão acontece em novembro deste ano e as aulas começam até março de 2010.

A semana está movimentada na cidade de Delmiro Gouveia, a ponto de não mais haver vagas nas pousadas da região. É que desde esta quinta-feira, 3 de setembro, a Universidade Federal de Alagoas realiza as provas do concurso público para professor efetivo do Campus do Sertão, que começa a funcionar no primeiro semestre de 2010. O concurso prossegue até o final de semana.

A diretora do Campus do Sertão, Ediméia Nunes, que acompanha as várias etapas do concurso pessoalmente, informa que das 92 inscrições foram homologadas 89 e presentes estão 63 candidatos . "Até agora foram aprovados 37 na etapa escrita que já começam a enfrentar as provas didáticas. Tudo está sob controle e nossa previsão é de finalizar todo o processo até o final desse sábado", diz ela.

São oferecidas 28 vagas em 14 áreas de estudo e a maioria dos candidatos é formada por mestres e doutores, informa a diretora. O Campus do Sertão da Ufal, o segundo do processo de expansão da universidade, terá sede em Delmiro Gouveia e Pólo em Santana do Ipanema, oferecendo 560 vagas em 8 cursos de graduação.

As obras da sede do Campus já foram iniciadas

Além da movimentação de candidatos a professor, começa o trabalho de construção do campus. Nesta quinta-feira, representantes da prefeitura de Delmiro Gouveia, o superintentende de Infraestrutura da Ufal, Flávio Barboza, Amauri Texeira, gerente de obras da Sinfra da Ufal e a professora Ediméia Nunes, diretora do Campus Sertão, participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a realização das obras, que foram iniciadas imediatamente.

Inicialmente vai ser construído o bloco de apoio acadêmico e administrativo onde vão funcionar salas de aula, laboratórios, área administrativa e de infraestrutura, tendo ao todo mil metros quadrados de área construída. A outra parte do Campus do Sertão mede seis mil e trezentos metros quadrados e só deve ficar pronta em agosto de 2010.

O engenheiro da Grafite Engenharia, empresa que venceu a licitação para realizar a obra, disse que os técnicos especializados devem vir de fora, mas a mão-de-obra, que vai envolver cerca de 40 pessoas, será contratada na região.

Concursos e Obras

“Esta é uma conquista histórica para Alagoas e para a Ufal. O concurso é mais um passo concreto rumo ao Campus do Sertão, assim como o início das obras em Delmiro Gouveia. No primeiro semestre de 2010 já teremos aulas em Delmiro e os estudantes e candidatos devem ficar atentos às vagas que ofertaremos. Estas vagas já estarão inseridas no processo seletivo que a Ufal realiza em novembro próximo”, assegura a reitora Ana Dayse Rezende Dorea.

"Assim como aconteceu na Região do Agreste, onde a instalação da Ufal movimentou inclusive o setor imobiliário, o campus Sertão vai trazer uma outra dinâmica para Delmiro Gouveia e cidades vizinhas. Vamos contribuir decisivamente para o crescimento desta localidade em todas as áreas, inclusive na infra-estrutura",  ressaltou Flávio Barboza

Processo Seletivo

No Processo Seletivo da Universidade Federal de Alagoas de 2010, com edital unificado a ser lançado no site da Copeve, já constarão as opções por vagas nos cursos do Campus Sertão. Mais informações sobre a chegada da Ufal ao sertão de Alagoas estão no site.