Secretários são homenageados pelo seu dia

30/09/2009 16h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h37
Secretárias e secretários homenageados

Rose Ferreira - jornalista

Nesta quarta-feira, 30 de setembro, em comemoração ao Dia dos Secretários, os secretários da Universidade Federal de Alagoas foram homenageados no gabinete da reitora Ana Dayse Dorea. A reitora falou em nome de toda a equipe de gestão sobre a importância desse profissional no andamento das atividades diárias e sobre a confiança que eles têm adquirido. “A figura do secretário como suporte é de uma importância enorme para o desenvolvimento do setor, da instituição e para que tudo aconteça eficientemente. Que esta data seja comemorada dia após dia”, disse a reitora.

O Pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, que está na Universidade há 8 anos, reconheceu que não conseguiria desempenhar suas funções sem o apoio dos secretários. “Vocês são, sobretudo, nossos colegas de trabalho”, explicou o professor. A chefe de gabinete, Maria José Menezes, reconheceu o trabalho desempenhado por cada um e salientou o valor da profissão. “Ser secretário requer muita habilidade e compromisso. Vocês são os profissionais que atuam nos bastidores e eu reconheço, por experiência própria, que não é um trabalho fácil. Por isso comungo com vocês esse dia e os parabenizo”, concluiu.

A secretária Rita Ester Araújo falou na oportunidade em nome dos presentes sobre a gratidão pelo reconhecimento. “Muito obrigada! Ficamos muito felizes pela gestão participativa da Universidade e por fazermos parte da família Ufal”, comemorou.

Após os discursos, os secretários receberam flores, cartões e participaram de um lanche de confraternização em comemoração ao seu dia.

Experiências

Ainda nesta quarta-feira, 30, à noite, as secretárias da Ufal Rita Ester Araújo e Mônica Bernardo proferiram palestra sobre suas experiências no mercado de trabalho na Faculdade de Alagoas (Fal), onde se formaram, em um evento organizado pelos alunos do 4º período do curso de Secretariado.

Na Ufal, seis secretárias integram o Grupo dos Secretários (Grusce), que tem como finalidade fazer as pessoas entenderem o Secretariado e quais as atribuições do profissional, além de realizarem estudos e trocas de experiências. O Grupo também tem a participação de outros secretários, que inclusive atuam em empresas privadas, já criou um blog, denominado secretariarte, e está construindo um site. Segundo Érika Cavalcante, secretária da Propep e integrante do Grupo, o Dia dos Secretários é um grande marco porque a profissão tem sido mais valorizada e os gestores têm entendido a atuação do profissional. “Como somente a Fal oferece o curso de Secretariado, os profissionais já sofreram muito preconceito, mas o quadro tem mudado – hoje somos mais organizados enquanto profissionais e temos conquistado nosso espaço”, salienta Érika.