Psicólogos e jornalistas debatem o poder da mídia

18/09/2009 09h36 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) irá realizar o Seminário “Mídia. Quem é o Dono dessa Voz? A Influência da Mídia no Comportamento Humano” na próxima quarta-feira, 23 de setembro, no auditório do Sesc/Poço, a partir das 18h.

O evento irá estabelecer um diálogo aberto sobre a influência da mídia, mediante os conteúdos divulgados nos veículos de comunicação até as propagandas que tem interferido sensivelmente no comportamento de toda sociedade, principalmente, no comportamento da criança e do adolescente.

O evento será aberto pelo presidente do Conselho Regional de Psicologia, José Félix Vilanova e pela conselheira presidente da Comissão de Comunicação do CRP, Denise Moreira de Almeida Barbosa. Além do presidente do CRP, a mesa de abertura será composta pelo coordenador do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), profº Jefferson Bernardes; pelo coordenador do curso de Psicologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), profº Liércio Pinheiro; pelo coordenador do curso de Psicologia da Fits, profº Rocha Júnior; pelos acadêmicos de Psicologia Simone Castelo (Cesmac); Kátia Soares (Fits); e Júlia Duarte (Ufal).

A primeira palestra será do presidente da TVCOM, jornalista Lutero Rodrigo que irá abordar a “Visão Geral Referente à Democratização da Comunicação”. Na sequência, será a vez da presidente do Sindicato dos Jornalistas, jornalista Valdice Gomes, que irá falar sobre a Democratização da Comunicação no Estado de Alagoas. Logo após, a presidente da Comissão de Comunicação, psicóloga Denise Moreira de Almeida Barbosa, irá falar sobre o tema “Mídia. Quem é o Dono dessa Voz?”

À noite, terá ainda a palestra da jornalista e psicóloga Valdete Calheiros sobre “A Influência dos Meios de Comunicação no Campo Psicossocial”. A última palestra será da profª de Psicologia da Ufal no Polo Palmeira dos Índios, Cássia Castro, que irá abordar “A Influência da Mídia no Comportamento Infantil”.

As vagas são limitadas. Os participantes irão receber certificados. A adesão ao Seminário “Mídia. Quem é o Dono dessa Voz? A Influência da Mídia no Comportamento Humano” será feita mediante a entrega de um brinquedo para crianças carentes. Os brinquedos arrecadados serão doados às crianças da Favela do Bolão e da Casa de Adoção Rubens Colasso.

A inscrição pode ser reservada através do telefone do Conselho Regional de Psicologia 3241-8231 e/ou pelos e-mails: denisemoreyra_psique@hotmail.com e ascom@crp15.org.br.

Professora da UFCG lançou livro sobre mídia e publicidade no Intercom

A docente Danielle Andrade, do curso de Bacharelado em Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, lançou seu livro intitulado “Eu sou brasileiro e não desisto nunca – A dimensão discursiva da publicidade” no Intercom 2009, na cidade de Curitiba-PR.

O livro foi publicado pela Editora Krause, e é fruto de sua experiência como professora e coordenadora de Curso de Publicidade da Faculdade Vale do Ipojuca, em Caruaru-PE, e de sua dissertação de Mestrado em Ciências da Sociedade da Universidade Estadual da Paraíba.

Nele, a autora expõe suas preocupações no direcionamento dos alunos para a análise das dimensões política e ideológica do discurso da publicidade e da propaganda, os quais recebem em geral uma formação meramente técnica para a criação dos produtos da mídia, desassociados da consciência do que está por trás desse tecnicismo.

De uma só folheada a leitura é recomendável a todo profissional da mídia, mormente àqueles que não apenas observam a técnica da comunicação, mas que agem como cientistas sociais transformadores da sociedade.

Para quem tiver interesse em adquirir, poderá fazer contato pelo e-mail: danielle.pp@hotmail.com ou pelo telefone (83) 9155.6707.