Projeto prepara alunos de escolas públicas para a Olimpíada de Informática

17/09/2009 11h11 - Atualizado em 02/05/2024 às 16h01
Eliana Almeida, coordenadora do projeto

Alunos do Instituto de Computação participam de um projeto de extensão junto à comunidade alagoana, com o objetivo de levar conhecimentos na área de raciocínio lógico e preparar estudantes de escolas públicas para participarem da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

O projeto, que tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), foi criado em 2007 e, através de vinte monitores do curso de Computação, presta serviços a nove escolas da rede pública em Maceió. Os alunos do IC preparam estudantes para as duas fases da Olimpíada. Este ano, para 1ª fase da OBI, cerca de 80 alunos receberam treinamento de raciocínio lógico aos sábados, nos laboratórios de informática das respectivas escolas.

Segundo a coordenadora do Centro Acadêmico, Evellyn Soares, este trabalho de extensão, além de difundir o curso, serve para inserir os alunos de bairros carentes na era digital. “Para mim, como estudante, o mais interessante é a experiência da sala de aula, eu aprendi muito com eles”, disse a coordenadora.

Para Eliana Almeida, professora do Instituto de Computação e coordenadora do projeto, o trabalho desenvolvido pelos estudantes de Computação contribui para a formação dos alunos. “Eles têm a oportunidade de desenvolver um trabalho voluntário, em equipe, além de ter uma experiência de ensino, levando a teoria vista na sala de aula, à prática. O apoio dado às escolas tem contribuído para a melhoria do desempenho dos alunos, explicou a professora.