Prédio do LCCV no Campus está sendo inaugurado

Está sendo realizada a solenidade de inauguração do Laboratório de Computação Científica e Visualização. O LCCV coloca Alagoas na rede criada pela Petrobras para as pesquisas que vão dar suporte à exploração do pré-sal. A inauguração conta com a presença da reitora Ana Dayse Dorea, do Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, de representantes da Petrobras e autoridades políticas.

02/10/2009 09h31 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h37
Novas instalações do LCCV

Diana Monteiro - jornalista

O moderno prédio da Rede Galileu, que abriga, na Universidade Federal de Alagoas, o Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), será inaugurado daqui a pouco, às 9 h, deste dia 19 de novembro.  A rede foi criada pela Petrobrás e, além da Ufal, é integrada pela Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e PUC-RJ, que vêm desenvolvendo projetos em parceria para a construção de soluções dos problemas de engenharia com utilização de matemática de alto nível e computação de alto desempenho.

O LCCV foi criado em 2006 e representa a consolidação de mais de 15 anos de trabalho do Grupo de Pesquisa em Mecânica Computacional da Ufal. Sob a coordenação do professor Eduardo Setton Sampaio da Silveira, além da busca constante por técnicas robustas de análise numérica dos problemas de engenharia, o LCCV atua no desenvolvimento de ferramentas computacionais que facilitem a construção de modelos e a visualização dos resultados.

Segundo Eduardo Setton, ao longo desses quatro anos, a Petrobrás investiu recursos da ordem de R$ 10 milhões em infraestrutura para a realização de pesquisas que atualmente contam com participação de 90 pessoas, entre docentes e alunos. “O Laboratório é multidisciplinar e tem participação ativa da Petrobrás nas pesquisas através do engenheiro Levi Patrus. É a interface entre a indústria e academia”, enfatiza o coordenador.

Atualmente, dez projetos de engenharia estão em pleno desenvolvimento no LCCV, entre eles, o que trata sobre o Pré-sal. “As pesquisas têm que ter respostas rápidas para tomada de decisões importantes. Com esta finalidade, ainda neste mês de outubro, será instalado no LCCV um equipamento importado dos Estados Unidos, considerado o maior computador do Brasil e da América Latina.

“Esse computador equivale a 1.200 PCs e faz uma conta simples em um segundo. Uma pessoa levaria 32 mil anos para fazer essa mesma conta”, explica Eduardo. As outras universidades que integram a Rede Galileu também estão recebendo o equipamento, consolidando ainda mais as parcerias na geração do conhecimento científico.

O LCCV comporta espaços com várias funções, estando a gestão dos laboratórios sob a responsabilidade do engenheiro Ricardo Vieira, cedido à Ufal pelo Governo do Estado de Alagoas.