Pinacoteca abre exposição coletiva de artistas italianos

17/09/2009 09h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h57

Nesta quarta-feira, 9 de setembro, a partir das 20h, a Pinacoteca Universitária da Ufal inaugura a exposição “15 artistas italianos contemporâneos no Brasil”. Conforme explicita o título da mostra, serão expostos quadros de artistas que iniciaram suas produção nos anos 90.

São 45 obras – três de cada artista convidado – dos principais nomes da arte contemporânea da região do Piemonte na Itália, mas precisamente da cidade de Turim. O curador e o professor de estética da Accademia Albertina di Torino, Gian Alberto Farinella, observa que esses jovens pintores são de uma geração nascida entre televisões, celulares e a rede mundial do www. “Todos sentem simplesmente o desejo de recriar imagens utilizando o prazer da representação e da narração, sem nenhuma hipoteca histórica. Pintam e pronto. Cada um a seu modo”, define.

Exposição é organizada pela ACIB – Associação Arte Contemporânea Ítalo-Brasileira, com patrocínio da Fiat, Ferrero Rocher e Edibas Collections e apoio da Cidade de Turim, Conselho Regional do Piemonte e GAI – Giovaniartistiitaliani. A mostra já foi exposta em vários Estados brasileiros e chega agora à Alagoas.

Tendo por responsável Renato Scalon e coordenação geral de Francesca Persano e Giorgio Brigatti, a mostra apresenta os seguintes artistas: Nicola Bolaffi, Manuele Cerutti, Docmio Carlo Galfione, Carlo Gloria, Davide Le Grazie, Paolo Leonardo, Anna Madia, Cristina Mandelli, Ada Mascolo, Andrea Massaioli, Marco Memeo, Chiara Pirito, Laura Pugno e Pier Luigi Pusole.

A Pinacoteca da Ufal fica na Praça Visconde de Sinimbu, Centro. Tel.: 3221-7230.