Curso de Engenharia Civil obtém conceito máximo no Enade

De acordo com a planilha divulgada pelo MEC, o curso de Engenharia Civil da Ufal ficou em 11º lugar do Brasil entre os cursos da área, sendo este o melhor desempenho apresentado pelas universidades do norte e nordeste.

04/09/2009 10h43 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h56
Professor Luciano Barbosa, coordenador do curso de Engenharia Civil

O Ministério da Educação divulgou, no dia 3 de setembro, o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, que avaliou estudantes de 4.819 cursos de ensino superior no ano passado. Ao todo, 1.752 cursos das 30 áreas submetidas ao Enade tiraram as notas 1 e 2, as mais baixas da avaliação. O Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas atingiu nota 5, a maior do Enade, índice que só foi atingido por 6% dos cursos que participaram do exame.

“Realmente, considero que estamos fazendo algo ‘diferente’ num Estado que costuma amargar sempre os piores índices. Quero dar os parabéns a todos os professores, alunos e funcionários que fazem este curso, e em especial aos alunos que fizeram a prova do Enade do ano passado”, destacou o professor Eduardo Setton, coordenador do Laboratório de Computação Científica e Visualização, que tem se destacado em  pesquisas de ponta em nível nacional e internacional.

O Coordenador do Curso, professor Luciano Barbosa dos Santos, afirma que esse resultado demonstra o trabalho sério que o colegiado do curso vem empreendendo há algum tempo. Ele destaca os vários programas de apoio aos alunos, implantados nos últimos anos, os quais procuram orientar e complementar a formação dos estudantes. “Aqui nós nos preocupamos com o aluno, queremos que ele aprenda, queremos que se torne um bom profissional”, afirma o coordenador.

Luciano explica também que existe um zelo constante pela qualidade do processo ensino-aprendizagem, trabalho este que é encabeçado pelo colegiado, mas que conta com a cooperação de todos os professores e funcionários que integram o curso. O coordenador do curso destaca, por fim, o empenho e dedicação dos alunos, que participaram de todo o processo avaliativo demonstrando muita responsabilidade e competência. “Estamos muito orgulhosos do nosso curso e dos nossos alunos, e vamos continuar trabalhando”, finaliza o coordenador.

Leia matérias sobre o assunto: Andifes destaca importância do Enade

Assista reportagem do Jornal da Globo