Conexões de Saberes da Ufal é aprovado pela Secad/Mec

23/09/2009 09h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h35

Madalena Fernandes- estagiária de Jornalismo

O Programa Conexões de Saberes da Pró-reitoria de Extensão (Proex) foi aprovado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/Mec). O programa de extensão vai receber R$ 380.051,00 para investir em cinco projetos.

A Proex concorreu nacionalmente por meio do Edital Nº 11/2009/Secad/Mec. A aprovação do programa tem o objetivo de ampliar os investimentos em cinco projetos: Pré-vestibular Comunitário; Organização e Mobilização Comunitária; Vizinhança; Fitoterapia Popular, Educação Complementar e Cidadania; e o Projeto Escola Aberta.

O projeto do Pré-vestibular Comunitário é o destaque, pois atende estudantes de baixa renda e da rede pública de Maceió com cursinhos nas comunidades de Graciliano Ramos, Benedito Bentes, Bom Parto, Chã da Jaqueira, Osman Loureiro e também no interior, em Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Arapiraca e Penedo.

No PSS 2009, 200 alunos do cursinho comunitário foram aprovados no vestibular da Ufal. A Proex tem 43 bolsistas de vários cursos de licenciatura como monitores do cursinho, e agora vai ampliar para 50. Podem participar alunos da Universidade a partir do 3º período, que comprovem ser de baixa renda e que estudaram em escolas da rede pública.

Para a assistente social que está à frente do programa, Janda Maria de Alencar, com a aprovação do Programa Conexões de Saberes, mais estudantes serão beneficiados “por meio das bolsas de extensão, que garantem a permanência destes estudantes de baixa renda  na Universidade; além disso, o programa é uma maneira de levar a Ufal às comunidades”, destaca Janda.