Campus Arapiraca realiza programa de inserção do novo servidor

01/09/2009 14h09 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h56
Reitora Ana Dayse e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa

Os novos técnicos-administrativos e docentes do Campus Arapiraca e Polos que tomaram posse desde o mês de maio até as últimas nomeações realizadas este ano participaram do Programa de Inserção organizado pelas Pró-reitorias de Gestão de Pessoas e do Trabalho e de Graduação, com o objetivo de proporcionar análises e discussões para o exercício profissional. Durantes três dias, na cidade de Arapiraca, os servidores participaram de dinâmicas, palestras e rodas de conversas, onde foram discutidos vários temas importantes para a carreira docente e técnica e apresentado os diversos setores da Universidade e como funcionam.

Na abertura do programa, a reitora Ana Dayse Dorea apresentou a  nova realidade e os novos compromissos vividos pela Ufal. "Em três anos, a Ufal renovou o quadro de docentes em 42%, por isso a necessidade de ter um momento de inserção na vida acadêmica", destacou. Já o quadro de técnicos-administrativos foi renovando em 6%.

Em sua apresentação, a reitora destacou ainda os desafios atuais das universidades e como a Ufal se situa nesse contexto. A reitora convocou os novos servidores a se engajarem nos projetos, que, segundo ela, têm um papel importante no desenvolvimento de um Estado que ainda é marcado por indicadores sociais e econômicos bastante negativos. "A Ufal tem o compromisso de superar essa situação de exclusão social", ressaltou a reitora.

Durante as atividades do programa, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, proferiu palestra e falou aos novos servidores sobre a região do Agreste e fez um panorama das cidades do interior do Estado, pontuando as ações e os investimentos realizados no município de Arapiraca.

A descentralização da educação superior com a interiorização é de fundamental importância para toda região, destacou o prefeito Luciano Barbosa. “A presença da Ufal garante ao jovem a inserção no ensino superior, trazendo oportunidade de crescimento e desenvolvimento para região, além de garantir geração de emprego e renda para a população”, afirmou Barbosa.

O vice-reitor Eurico Lôbo coordenou a Roda de Conversa juntamente com os pró-reitores passando aos servidores esclarecimentos e informações sobre a participação em programas, projetos e serviços disponíveis tanto para o técnico-administrativo quanto para o docente.

O evento teve a participação da professora Graça Tavares, da UniRio e ex-pró-reitora de graduação da Ufal, que falou sobre “O professor  Universitário: concepções e desafios”.  O programa contou ainda com a presença de profissionais de outras áreas e setores da instituição, e dirigentes das entidades Sintufal e Adufal, apresentando os serviços considerados essenciais ao servidor, utilizando também a metodologia da Roda de Conversa.

Leia também: Copeve divulga nesta quinta-feira o resultado do último concurso para técnicos administrativos