Campus Arapiraca conclui estudo na Unidade de Emergência do Agreste

15/09/2009 14h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h59
Professores Marcelo Oliveira e Tiago Gomes

Diana Monteiro – jornalista

Um estudo científico destinado a combater o alto índice de infecção hospitalar na Unidade de Emergência do Agreste Dr. Daniel Houly, referência na região em casos de traumas, foi desenvolvido durante dois anos pelos professores Tiago Gomes e Marcelo Oliveira, respectivamente dos cursos de Biologia e de Ciência da Computação do Campus Arapiraca. O projeto tem parceria da Fapeal, Secretaria Estadual de Saúde, CNPq e Ministério da Saúde.

A pesquisa, centrada na área de vigilância epidemiológica, foi realizada no Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica do Campus e resultou no desenvolvimento de ferramentas de biologia molecular e de bioinformática aplicadas à investigação epidemiológica de bactérias responsáveis por infecções hospitalares, a fim de investigar o problema naquela Unidade de Emergência.

O professor Tiago Gomes explica que pelo menos parte dos casos de infecção hospitalar ocorreu devido a procedimentos profissionais inadequados administrados no próprio hospital.  ”Constatamos a utilização de antibióticos sem conhecimento do tipo e do padrão de resistência da bactéria, por exemplo”, enfatiza o pesquisador.

"Estabelecemos parceria com a Unidade de Emergência do Agreste para troca de informações e realização de trabalhos que permitam a aplicação dos conhecimentos gerados pelas pesquisas na melhoria das práticas de controle de infecção hospitalar", explica Tiago.

O pesquisador acrescenta que o projeto pode ser aplicado em qualquer unidade de saúde. “É importante fortalecer o intercâmbio de comunicação entre a academia e o serviço nessa área, para a mudança de uma realidade que acomete não só a Unidade de Emergência do Agreste, mas muitas unidades de saúde”, enfatiza Tiago.

Banco de Dados

O estudo epidemiológico identificou os patógenos e determinou o perfil de resistência microbiana. “Alguns desses patógenos são incomuns e, além disto, foram identificadas bactérias com padrão de resistência incomum  para drogas utilizadas profilaticamente no hospital,  ou com padrão de resistência para múltiplos antibióticos, o que chamamos de multirresistência”, destaca o professor, informando que foi criado um Banco de Dados, denominado de Bacterioteca, onde há o armazenamento de amostras para estudos posteriores.

A pesquisa conta com participação de alunos do programa de Bolsas Pibic e Pibic-Ação, e teve como colaboradores os professores Luiz Antônio e Eurípedes Filho, do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) e docentes do curso de Enfermagem do Campus Arapiraca.

O estudo já foi tema de trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais, resultou em premiação, e possibilitou bolsas de Iniciação Científica para alunos dos cursos de Biologia, Ciência da Computação e Enfermagem, além de dissertações de mestrado, teses de doutorado e artigos científicos.

“Estamos programando um seminário com participação de representantes do Ministério da Saúde, CNPq e Fapeal para apresentar os resultados finais do projeto ao Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). “O projeto será avaliado pelos gestores para a incorporação das práticas do Sistema Único de Saúde”, disse Tiago Gomes.