Bombeiros são capacitados para auxiliar Bancos de Leite em Alagoas

05/10/2009 08h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h37

Os esforços de diversos organismos nacionais e internacionais favoreceram o aumento da prática do aleitamento materno no Brasil ao longo dos últimos 25 anos, mas, apesar disso, ainda estamos aquém do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O aleitamento materno é comprovadamente a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física e mental da criança e da mulher que amamenta. A OMS recomenda o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo pelo menos nos primeiros seis meses de vida do bebê.

Infelizmente no Brasil, apenas 41% das crianças menores de seis meses conseguem ter acesso ao aleitamento exclusivo, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2008. A pesquisa, que analisou mais de 34 mil crianças até um ano de idade em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal constatou, ainda, a introdução precoce de água (13,8%), chás (15,3%) e outros leites (17,8%) no primeiro mês de vida das crianças.

Uma das iniciativas que têm contribuído para aumentar a prevalência da amamentação no país são os Bancos de Leite Humano, serviços que funcionam com atividades para incentivar a doação de leite materno, orientar gestantes sobre como amamentar, realizar a pasteurização e distribuição do leite doado. Em Alagoas existem Bancos de Leite Humano na maternidade Santa Mônica e no Hospital Universitário, em Maceió; nos municípios de São Miguel dos Campos, Arapiraca e Palmeira dos Índios, além de um posto de coleta na Maternidade Denilma Bulhões, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió.

Para comemorar o 1º de outubro, Dia Nacional de Doação do Leite Humano, a coordenadora estadual dos Bancos de Leite Humano de Alagoas, nutricionista Rosângela Simões, realiza amanhã, no Hospital Universitário, um curso para capacitação de bombeiros às atividades de coleta e transporte do leite materno doado para os Bancos de Maceió.  O curso começa às 8 horas e seus participantes serão informados sobre como fazer de forma adequada todas as etapas da coleta e transporte do leite até chegar a unidade hospitalar, tendo como base a legislação da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.

“A parceira com o Corpo de Bombeiro é fundamental no processo de coleta até a chegada do material à maternidade. Os bombeiros exercem um papel importante, no que diz respeito ao abastecimento do Banco de Leite. Além de captar as doadoras, o trabalho deles pode garantir a sobrevivência de inúmeras crianças prematuras que estão em UTIs e têm dificuldade ou estão impossibilitados de mamar no peito da mãe”, ressalta Rosangela Simões.

Segundo a nutricionista, para o abastecimento dos Bancos em Alagoas são necessários diariamente cerca de 10 litros de leite, mas as doações chegam a menos de 30% desse número. “Por isso apelamos à sensibilidade das mães para a doação de leite” enfatizou. O leite doado é examinado, pasteurizado e fica armazenado, antes de ser consumido pelos bebês, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Bancos de Leite de Alagoas:

* Banco de Leite da Maternidade Santa Mônica

Avenida Comendador Leão, s/n.

Poço - Maceió / AL - Cep: 57025-640

* Banco de Leite da Maternidade do HU

Rua Lourival de Melo Mota s/n

Tabuleiro dos Martins - Maceió / AL - Cep: 57072-900

* Banco de Leite de Arapiraca

Rua Padre Cícero s/n.

Centro - Arapiraca / AL - Cep: 57300-000

* Banco de Leite de Palmeira dos Índios

Avenida Deputado Medeiros Neto, 76.

São Cristóvão – Palmeira dos Índios / AL - Cep: 57601-370

Telefone: 3421-9000 - Fax: 3421-9015

* Banco de Leite de São Miguel dos Campos

Praça Dr. José Inácio, 43.

Centro – São Miguel dos Campos / AL - Cep: 57240-000

Telefone: 3271-1389 - Fax: 3271-4308