Andifes divulga nota sobre cancelamento do Enem


02/10/2009 11h55 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h37
Reitor Alan Kardec Martins Barbiero, presidente da Andifes

Reitor Alan Kardec Martins Barbiero, presidente da Andifes

O Ministério da Educação (MEC) cancelou, na madruga desta quinta-feira, 1º de outubro, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio por suspeita de vazamento das provas que seriam realizadas nos dias 3 e 4 próximos. Diante deste fato, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulga nota de esclarecimento.

Em primeiro lugar, a Andifes tranquiliza os candidatos e suas famílias com vistas ao ingresso no 1º semestre de 2010, sobre os processos seletivos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), pois os mesmos certamente serão realizados com a qualidade e segurança tradicionais. 

A Andifes advoga também a completa apuração dos fatos, visando a segurança e idoneidade dos processos seletivos e da realização das provas, que julga ser fundamental em qualquer procedimento de concurso público.

A Associação esclarece que a Andifes, bem como as universidades federais não participaram de nenhuma etapa operacional da elaboração da prova do Enem, como pré-testes, seleção de questões, elaboração, impressão gráfica e distribuição, portanto, nunca tiveram acesso às provas.

A Andifes aguarda novas informações, acompanhará as averiguações e manterá a sociedade e os candidatos informados de todas as medidas e procedimentos relativos aos processos seletivos das Ifes e ao Enem.

Finalmente, ao lamentar a ocorrência, a Andifes ressalta que somará esforços com o Ministério da Educação e órgãos envolvidos, visando a superação do problema, sempre respeitando o interesse público e da sociedade brasileira.

Leia também: Vazamento do enem está sendo investigado