Alunos e ex-alunos se destacam nacional e internacionalmente

10/09/2009 10h47 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h58
Thiago comemora o prêmio

Lívia Santana e Madalena Fernandes - estagiárias de Jornalismo

Aluno de Administração ganha prêmio Empretec

O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU, voltada para empresários, futuros empreendedores e profissionais liberais interessados em desenvolver comportamento empreendedor, e potencial competitivo. O programa foi implantado em 2000 e é executado em todos os estados do Brasil. Em Alagoas é realizado no Sebrae.

O curso possui três etapas avaliativas: Plano de Negócios, Apresentação de Grupos e Livro de Selos. Thiago Pereira, aluno do sexto período de Administração, participou do último Empretec, realizado no início do mês de setembro, e ganhou o primeiro lugar de uma das três etapas do curso comportamental.

“Ganhar o primeiro lugar na etapa Livro de Selos foi gratificante para mim. Eu estava concorrendo com vários empresários” comentou Thiago. Ele ressaltou que deve esta conquista ao conhecimento teórico que ele aprendeu com seus professores. Como prêmio ele ganhou o livro de Ozires Silva, intitulado “Cartas a um jovem empreendedor. Realize seu sonho. Vale a pena.”

O intuito do Empretec é viabilizar a competitividade empresarial e o comportamento empreendedor através do aperfeiçoamento das características individuais do próprio empreendedor. O participante desenvolve segurança nas decisões, maior desempenho no planejamento empresarial e reduz chances de fracasso.

Thiago conta que para ganhar é preciso atender as características presentes nos empresários bem sucedidos: Busca de iniciativa; Independência e Autoconfiança; Persistência; Correr Riscos Calculados; Exigência de Qualidade e Eficiência, entre outros. Ele demonstrou ter uma atitude empreendedora.

Recém-formada em Engenharia Química é selecionada por empresa australiana

A engenheira química Fernanda de Araújo Pereira, recém-formada pela Universidade Federal de Alagoas, foi selecionada para trabalhar na extração de minério de ferro, na mineradora anglo-australiana BPH Billiton, situada em Port Hendland, na Austrália. A viagem está marcada para o dia 26 de setembro e a profissional deve permanecer no país por três anos.

A seleção ocorreu no período de maio de 2008 a maio de 2009 e as inscrições para o processo seletivo foram feitas pela internet. A seleção contou com prova on-line; entrevista por telefone, entrevista presencial com o gestor de minério de ferro e um representante de recursos humanos no escritório da empresa no Rio de Janeiro e duas vídeo-conferências com gestores da Austrália.

Foram aprovados nove engenheiros do Brasil, seis de Minas Gerais, um de São Paulo, um do Rio Grande do Sul e Fernanda de Araújo, de Alagoas. O diferencial para aprovação, segundo a ex-aluna, foi a experiência na área de pesquisa, por meio dos programas Pibic e Pibiti, dos quais ela participou por três anos, em dois projetos distintos.

“A minha aprovação dependeu também do meu rendimento em relação à turma do curso de Engenharia Química da Ufal e aos cursos de línguas (inglês, espanhol, italiano e alemão), habilidades essenciais desde o início do processo seletivo”, explicou Fernanda.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Lindaura Dantas, a colocação da aluna numa empresa multinacional mostra que o curso esta formando profissionais aptos para se inserir no mercado de trabalho. “A aprovação de Fernanda é um incentivo para alunos do curso”, concluiu a coordenadora.

Leia mais sobre o aluno que ganhou o prêmio anterior no Empretec.