Agenda Cultural: Aqui(n)ta Cultural, festival Lab e outros eventos

04/09/2009 09h49 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h56

Núcleo de Pesquisa em Comunicação da Ufal oferece curso de extensão

O aprimoramento da tecnologia nos meios de comunicação vem alterando a forma como o homem se relaciona com sua realidade. E enquanto essa Comunicação se insere cada vez mais intimamente em nossos cotidianos, cria-se a necessidade de se entender esse processo. É nesse sentido que o Núcleo de Pesquisa Crítica à Economia Política da Comunicação, do Grupo Comunicação Multimídia - Cepcom-Comulti -, da Universidade Federal de Alagoas, oferece nos dias 09, 10 e 11, gratuitamente, o curso Introdução à Crítica da Economia Política da Comunicação. O evento acontece no Campus A.C. Simões, no miniauditório do curso de Serviço Social, a partir das 19h. Mais informações pelo email cepcom.al@gmail.com

Uma nova dinâmica para Aqui(n)ta cultural

A Pró-reitoria Estudantil reinicia nesta quinta-feira, 10 de setembro, as atividades da Aqui(n)ta Cultural com novas dinâmicas e programações. Nessa primeira, o Curso de Licenciatura em Dança realiza oficinas de dança para a comunidade acadêmica.

A programação contempla oficinas nos meses de setembro a dezembro, sendo que em toda última quinta-feira de cada mês os estudantes do Curso de Licenciatura de Dança continuarão se apresentando no Campus Maceió.

As oficinas estão abertas a toda a comunidade universitária. “A Proest deseja que os estudantes participem desta atividade cultural como uma forma de crescimento acadêmico” destaca Ruth Vasconcelos, coordenadora estudantil.

Os interessados podem se inscrever na secretaria da Proest, no prédio da Reitoria, preenchendo uma ficha de inscrição nas oficinas específicas (Consciência Corporal, Expressão Corporal, Dança Afro e Improvisação).

Cada grupo de oficina terá 25 vagas, que serão preenchidas pelos primeiros inscritos. Aqueles que tiverem 75% de frequência receberão certificado. A programação completa está anexa.

Festival LAB apresenta propostas artísticas contemporâneas

O Festival LAB, em sua primeira edição, será realizado nesta sexta-feira, 11 de setembro, às 21h, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas (vizinho ao CEPA), com entrada de cinco reais. O festival propõe uma aproximação do público alagoano com propostas artísticas contemporâneas e experimentais. O evento traz na programação apresentações da pernambucana A Banda de Joseph Tourton, do mineiro Daniel Nunes e seu Projeto Lise, além da dupla alagoana, Neon Night Riders.

Além das apresentações musicais, o Festival LAB traz na programação a performance teatral Hóstia, de Nilton Resende. Integrante da Cia. Ganymedes, o ator alagoano projeta imagens no próprio corpo gerando efeitos visuais de acordo com o andamento da encenação.

O Hall do teatro receberá a discotecagem do IJ Abutre e do grupo OUTQuitéria e imagens projetadas nas paredes assinadas por Glauber Xavier, do grupo Saudáveis Subversivos. A mistura entre som e projeções será um detalhe a parte e movimentará a área externa durante os intervalos das apresentações.

A primeira edição do Festival LAB tem apoio do Instituto Zumbi dos Palmares, Estúdio Alba e do coletivo recifense Coquetel Molotov.

Curso de apreciação musical começa 15 de setembro

O Curso de Apreciação Musical pretende apresentar, através de cds, dvds e com palestras, a música erudita ao público leigo. As aulas serão em forma de audições expositivas, explorando cada item e peças da música erudita, sem prescindir de uma abordagem histórica. Serão levados em consideração os tipos da voz humana, os instrumentos de uma orquestra sinfônica,  o Canto Gregoriano, o madrigal e o moteto renascentista e as formas musicais do Barroco (a abertura, a Sinfonia, o Concerto Grosso, a Ópera, o Oratório e a Cantata). O curso será ministrado pelo professor Eduardo Xavier, é gratuito, tem 20 vagas, podem se inscrever adolescentes a partir de 15 anos. As aulas serão iniciadas no dia 15 de setembro, as 18h30, no Espaço Cultural da Praça Sinimbu.