A Testemunha na História e no Direito: Ufal e Instituto Histórico e Geográfico lançam livro clássico de Jayme de Altavila

29/09/2009 10h08 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h36
lançamento dia 30

Jenifer Leão -  jornalista

Com o projeto Coleção Nordestina, a Universidade Federal de Alagoas por meio de sua Editora (Edufal) já publicou vários títulos de autores consagrados e, agora, traz ao público leitor A Testemunha na História e no Direito, do jurista e historiador alagoano, Jayme de Altavila. O lançamento da obra está marcado para esta quarta-feira, 30 de setembro, às 16h, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), no Centro.

Resgatar a memória, a cultura e os conhecimentos do povo nordestino é proposta da Coleção Nordestina, uma iniciativa que congrega 22 editoras filiadas em torno de um só objetivo: a reedição de obras representativas da produção regional. Títulos atuais e de interesse social, há muito esgotados nas livrarias, são reimpressos em edições primorosas e vendidos a preços populares.

Originalmente publicado pela editora Melhoramentos em 1967, A Testemunha aborda conceitos “lastreados em fundamentos teóricos sólidos e em pesquisa bibliográfica de peso, que continuam atuais, desvelando o paradoxo da grandeza do espírito humano e da fragilidade da justiça” afirmou Fábio Marroquim, membro do IHGAL.

A Testemunha na História e no Direito traça a linha evolutiva da prova testemunhal nos principais sistemas jurídicos mundiais, desde a Antiguidade até o Direito Penal atual. Antigo Egito, Códigos Mesopotâmio e Hebreu, Grécia, Roma e Brasil: as peculiaridades de jurisdição, casos famosos e fatos históricos revelam a importância do depoimento das testemunhas na elucidação dos fatos inquiridos nos tribunais.

Entre as décadas de 20 e 60 do século passado, Jayme de Altavila ganhou destaque como um dos homens mais atuantes na província de Alagoas. Na política, exerceu os mandatos de Prefeito de Maceió e Deputado Estadual. Sua contribuição à Academia foi além de sua produção como jurista e historiador, para enveredar no campo do empreendedorismo institucional. Altavila participou diretamente na fundação da Academia Alagoana de Letras, da Faculdade de Direito de Alagoas e da Faculdade de Ciências Econômicas.