A arte de preservar no Museu Théo Brandão

A partir desta quinta-feira, 1 de outubro, às 9h, Museu Théo Brandão abre exposição e palestra voltadas para a educação ambiental. A exposição vai até dia 31 de outubro

28/09/2009 11h16 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h36
Criações de Alcides Sales podem ser vistas até dia 31 de outubro

Jacqueline Batista - jornalista

O Museu Théo Brandão abre o mês de outubro com uma exposição de arte voltada para a educação ambiental. A mostra Reciclando com arte é o resultado da produção do artista e professor de Ciências de escolas municipais, Alcides Sales, que confeccionou oitenta peças feitas de materiais como embalagens de shampoo, fusíveis de carro, rodízios de cadeira, componentes de computador e sobras de marcenaria. O resultado surpreende: de objetos aparentemente inúteis, surgiram personagens regionais como o vendedor da feira do passarinho e o vendedor de cordel, profissionais como fotógrafos e músicos, brinquedos artesanais e até, extraterrestres. “O trabalho foi todo realizado com materiais que não servem mais, objetos que iriam para o lixão”, contou o artista.

Além da exposição, Alcides e a também bióloga, Roberta Micheline, vão fazer palestras sobre educação ambiental, todas as quintas-feiras feiras do mês de outubro, no Museu Théo Brandão. As palestras vão tratar de temas como coleta seletiva, redução do consumo, reaproveitamento, reciclagem e sobre o próprio processo de produção artística das obras expostas. “O objetivo é conscientizar os estudantes sobre o reaproveitamento de materiais, principalmente mostrar a importância da redução do consumo. A reciclagem já é uma outra etapa; com a redução do consumo, o material a ser reciclado já diminui muito”, explicou o professor.

O artista expôs no Museu Théo Brandão, pela primeira vez o ano passado, utilizando a mesma temática, a partir da reutilização de objetos. A exposição, homônima, também esteve presente no hall do IZP (Instituto Zumbi dos Palmares).

A mostra atual é composta, em sua maior parte, por novas criações, mas o público vai ter a oportunidade de ver e rever alguns objetos que tiveram grande aceitação na exposição do ano passado, caso do fotógrafo lambe lambe, do gari e da equipe médica fazendo um parto.

Aproveitando o período da exposição, Alcides confeccionou algumas peças alusivas às comemorações do mês da criança. Carrinhos de rolimã, sapatos de lata, patinetes, pernas de pau, centopéias coloridas e insetos são algumas das obras pertencentes ao universo infantil, que estarão disponíveis aos olhares dos visitantes. “Acredito que se a criança tiver uma educação voltada para a preservação, vai se tornar um adulto mais consciente. Por isso, considero fundamental trabalhar o meio ambiente, através de uma educação mais concreta, que incentive a arte voltada para a ciência e para a conscientização ambiental”, ressaltou Alcides.

A exposição, que é gratuita, vai ser aberta nesta quinta-feira, 01/10, com a primeira palestra do evento, às 9h. O público terá até o dia 31 para conhecer e aprender com obras de arte, cuja matéria prima estaria no lixo, não fosse a criatividade e a consciência ambiental do artista.