Trote Solidário em Arapiraca acontece nesta quinta-feira

17/08/2009 16h35 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h48

Os cursos de Química, Educação Física, Enfermagem, Administração de Empresas, Arquitetura e Agronomia do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas, promovem nesta quinta-feira, 20 de agosto, o I Trote Solidário integrando a programação de recepção aos  feras que iniciaram nesse segundo semestre letivo. Denominado de “Sou Fera, Dôo Sangue e Dôo Vida”, o trote irá dispor, na sede do Campus, em Arapiraca, de uma unidade móvel do Hemoal, das 8h às 17h, para a coleta de sangue não só de alunos, professores e servidores, mas também da comunidade local.

O coordenador do curso de Química, Wander Botero, informa que o I Trote Solidário do Campus Arapiraca é um projeto já cadastrado nas Pró-reitorias Estudantil e de Extensão e tem a coordenação da professora Sílvia Helena Cardoso. O Campus Arapiraca comemora em setembro 3 anos de instalação, oferecendo 16 cursos de graduação, sendo 11 em Arapiraca, 2 no Pólo de Penedo (Engenharia de Pesca e Turismo), Medicina Veterinária em Viçosa e dois em Palmeira dos índios (Psicologia e Serviço Social).

O Campus Arapiraca integra a primeira fase de expansão e interiorização da Ufal, que implanta em 2010 o Campus do Sertão, com sede em Delmiro Gouveia e Polo em Santana do Ipanema, esse integrando a segunda parte da expansão com o Reuni, programa do Governo Federal e Ministério da Educação.

Campus do Sertão

No mês de julho, a reitora Ana Dayse Dorea assinou a homologação e adjudicação do processo licitatório para a obra de construção do Bloco de Apoio Acadêmico do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Esta é a primeira obra do Campus do Sertão. A firma vencedora da licitação foi a Grafite Engenharia Ltda. O processo agora será encaminhado ao Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) para empenho, posteriormente será assinado o contrato e emitida a origem do serviço.

A Ufal oferece já no Processo Seletivo 2010 deste ano, previsto para sair o edital ainda esse mês de agosto, 560 novas vagas para o Campus do Sertão, que entrará em funcionamento no primeiro semestre letivo de 2010.

Os oito cursos são os seguintes: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras, História (licenciatura), Geografia (licenciatura) ambos com 80 vagas. Os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis oferecem também  40 vagas cada um, no Pólo de Santana do Ipanema, sendo 40 vagas para o segundo semestre de 2010 e as outras 40 para o primeiro semestre de 2011. Engenharia de Produção é o único curso novo e só será ofertado no novo Campus. Os cursos foram aprovados em sessão ordinária do Conselho Universitário no dia 6 de julho, e contempla a segunda etapa da expansão da Universidade. O projeto de expansão da Universidade Federal de Alagoas é ainda dotado de uma terceira etapa que contemplará o Litoral Norte de Alagoas.