Professor do Campus Arapiraca é aprovado em Doutorado nos EUA

O professor de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca, Márcio André Araújo Cavalcante, foi aprovado para o Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Virginia, nos Estados Unidos.

19/08/2009 08h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h48
Professor Márcio viaja nesta quinta-feira

Roberta Batista-estagiária de Jornalismo

O professor viaja nesta quinta-feira, dia 20, na companhia do professor daquela universidade, Marek-Jerzy Pindera, que se encontra na Ufal, em visita técnica ao Centro de Tecnologia (CTEC). Com recursos de uma bolsa CNPq, o professor Márcio desenvolverá o doutorado presencialmente e a distância. Será um ano cursando as disciplinas na Universidade de Virginia e outro ano desenvolvendo a tese a distância, com a co-orientação do professor Severino Marques, do CTEC. A pretensão é usar a proposta de doutorado a distância, como modelo para outros estudantes da Ufal.

Márcio André é engenheiro civil, mestre em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, pela Universidade Federal de Alagoas, e além de ministrar aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca, desenvolve pesquisas para a Petrobrás, na área de modelagem de novos materiais (compósitos utilizados convencionalmente na engenharia aeronáutica e aeroespacial) no Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV). A atividade conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, desenvolvendo projetos de pesquisas financiados pelo CNPq, Fapeal, Finep e Petrobrás.

O professor Márcio André destaca o mestrado em Estruturas no CTEC como a oportunidade em que conheceu o professor Marek-Jerzy Pindera. Junto com o professor Severino Marques, eles publicaram cinco artigos internacionais na área de modelagem de novos materiais.