Pesquisadora convoca voluntárias intolerantes à lactose

14/08/2009 08h56 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h46
Najoua também tem intolerância à lactose

Lenilda Luna - jornalista

A estudante do Mestrado em Nutrição, Najoua Adriana Salomão, está realizando uma pesquisa sobre “Mulheres Intolerantes à Lactose”. Para fazer um levantamento adequado da situação de mulheres com esse problema, a pesquisadora está convocando voluntárias, que tenham problemas de absorção da lactose, com idades de 20 a 30 anos.

As voluntárias vão responder a um questionário, passar por uma avaliação nutricional e fazer o exame de densiometria óssea. “A vantagem para as voluntárias da pesquisa será passar por esse acompanhamento gratuitamente. Só o exame dexa custa, em média, trezentos reais. As voluntárias vão fazê-lo de graça”, diz Najoua.

A pesquisadora, que também sofre de intolerância à lactose, explica que o grande desafio para mulheres que tem essa dificuldade é encontrar alimentos sem lactose, mas que sejam ricos em cálcio, para manter a massa óssea. “Como não podemos ingerir leite e derivados, a tendência é ter uma alimentação deficiente em cálcio, o que causa muitos problemas, principalmente nas mulheres. Mas é possível balancear a alimentação para garantir o suprimento de cálcio necessário sem sofrer as consequências da ingestão de lactose”, explica Najoua.

Lactose é um carboidrato, que algumas pessoas tem dificuldades de processar no organismo, causando reações alérgicas. Como o leite e derivados são a mais utilizada fonte de cálcio na alimentação humana, as pessoas com intolerância precisam buscas alternativas que ofereçam as quantidades necessárias para a manutenção da estrutura óssea.

Mulheres interessadas em participar da pesquisa devem entrar em contato com a estudante pelo email najoua_ciclismo@hotmail.com.

Assista às matérias sobre o assunto da TV Pajuçara e da  TV Gazeta