Em audiência com Haddad, Andifes pede reunião com Presidente Lula

13/08/2009 12h17 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h46
Audiência com o ministro Haddad

Por Andifes

O presidente da Andifes reitor Alan Barbiero (UFT), a 1ª vice-presidente reitora Ana Dayse Dorea (Ufal), o 2º vice-presidente diretor-geral Flávio Antônio dos Santos (Cefet-MG), os suplentes da diretoria Damião Duque (UFGD) e Álvaro Prata (UFSC), juntamente com os presidentes das Comissões de Orçamento, Autonomia e Ciência e Tecnologia da Andifes reitores Rômulo Polari (UFPB), José Geraldo de Sousa (UnB) e Ivonildo do Rêgo (UFRN) e a reitora Maria Lúcia Cavalli (UFMT) se reuniram com o ministro da Educação Fernando Haddad, a secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari, o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC) José Henrique Paim e a diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes Adriana Weska nesta terça-feira (11).

O reitor Alan Barbiero pediu ao ministro o agendamento da reunião com o presidente Lula para resolver as questões relativas à autonomia universitária e aos Hospitais Universitários (HUs), já ratificadas pelo presidente na última reunião com os reitores.

Sobre as discussões conjuntas acerca da autonomia universitária, a secretária Maria Paula entregou ao presidente da Andifes a segunda versão sobre a regulamentação da dedicação exclusiva, o decreto de autonomia e o decreto do cartão pesquisador. Segundo ela, falta o decreto que regulamenta as fundações de apoio à pesquisa, que ainda recebe as considerações finais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) antes de ir para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Haddad afirmou sua expectativa de fechar as questões relativas à autonomia na próxima reunião dos reitores com o presidente da República.

Além da autonomia, a situação dos Hospitais Universitárias é outra questão que o presidente Lula se comprometeu a equacionar. O ministro Fernando Haddad apresentou uma proposta de repactuação orçamentária entre MEC e Ministério da Saúde (MS) no custeio dos HUs e pediu o apoio da Andifes nas negociações. “Se interessa a dois Ministérios, nada mais justo do que os dois custearem”, afirmou Haddad.

O presidente da Andifes afirmou que as propostas finais acerca dos dois temas serão submetidas ao Pleno da Andifes em sua próxima reunião, marcada para os dias 18 e 19 de agosto. “Há uma expectativa do próprio presidente em virar a página da questão dos Hospitais e da autonomia”, defendeu o reitor Alan.

Reuni e Orçamento
O acompanhamento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o orçamento das Ifes para 2010 também foram pautas da reunião no MEC.

O presidente da Andifes informou ao ministro da Educação que a Andifes trabalha um relatório sobre o Reuni e apresentou a idéia da realização de seminários conjuntos do MEC e da Andifes para o acompanhamento do Programa. “Queremos pensar em como tornar o Reuni uma política de Estado”, afirmou o reitor Alan.

O orçamento das Ifes também foi discutido. Haddad pediu o apoio da Andifes na reivindicação para o fim da Desvinculação de Recursos da União (D.R.U.), que deve ser votada em segundo turno em breve. “Com o fim da D.R.U. o novo piso orçamentário do MEC será de cerca de R$ 57 bilhões”, destacou o ministro.