Curso para professores e técnicos esclarece sobre gerenciamento de projetos


07/08/2009 09h20 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h54
Valdenize Peixoto, coordenadora do curso

Valdenize Peixoto, coordenadora do curso

Avanny Oliveira - estagiária de jornalismo

 

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), através da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, continua com inscrições abertas para o Curso de Gestão de Projetos Convênio e contratos na Administração Pública, até o dia 14 de agosto, na Progep e no site do setor. O curso será ministrado na sala de multimídia do curso de Serviço Social, no prédio da Feac e acontecerá às segundas e quartas, no horário das 14h às 18h.

O curso é destinado aos técnicos e docentes e tem por objetivo qualificar os procedimentos metodológicos e práticos dos serviços desenvolvidos na instituição, que lidam no com planejamento, elaboração e gerenciamento de projetos institucionais, de convênios e de contratos.  Será entregue, no final do curso, certificado de 180 horas

O primeiro módulo iniciará no dia 17 de agosto e terminará no dia 23 de setembro. O segundo módulo acontecerá no período de 05 de outubro até o dia 30 de novembro. O terceiro módulo será de 1º de fevereiro a 24 de março de 2010 e o quarto módulo nos dias 29 e 31 de março de 2010.

O Curso terá caráter teórico e prático desenvolvendo-se por meio de aulas expositivas, estudo de caso e grupos de trabalho. Terá também uma carga horária para as atividades práticas à distância. “O curso está com uma programação muito boa pela abrangência dos temas que serão abordados, contará com instrutores muito capacitados e conhecedores das atividades desenvolvidas na Ufal”, explica Valdenize Peixoto, servidora da Pró-reitoria de Gestão Institucional e coordenadora do curso.

 

Conteúdo

 

Módulo de Projetos: Introdução à elaboração e gerenciamento de projetos: conceitos, funções básicas, históricos e principais fatores de sucesso e fracasso de projetos e Ciclo de vida do projeto: Iniciação do projeto, Planejamento do projeto, Execução e controle do projeto, Encerramento do projeto.

Módulo de Convênios: Fundamentos da Gestão de convênios: conceituação dos instrumentos utilizados na administração pública; documentações necessárias à formalização do pleito; fluxo dos procedimentos junto aos órgãos da administração pública; aplicação da Lei de Responsabilidade fiscal; celebração do convênio; Execução do convênio; Celebração de Termos Aditivos; Controles Gerenciais; Prestação de Contas; Elaboração da prestação de contas com base na Portaria 127/08; Formas de Encerramento; Tomada de Contas Especial.

Módulo de Contratos: Principais conceitos aplicados à gerência e fiscalização de contratos; definições de Direito Privado, Público e Administrativo; definição do objeto e pressupostos de contratos;

Módulo da CGU: Diagnóstico: desvios detectados nos Convênios e Contratos de Repasses nas fases: Celebração, Processo Licitatório, Execução, Prestação de Contas; nova Regulamentação e avanços.