Biblioteca oferece espaço de pesquisa em impressos e na internet

A Biblioteca Central do Campus A. C. Simões conta com mais de cem mil exemplares, sendo mais de 25 mil títulos de diversos autores e assuntos. O acervo conta hoje com exemplares impressos e bases de livros eletrônicos.

03/08/2009 11h00 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h53
José Almeida, bibliotecário, Márcia Souza, coordenadora de empréstimos e Cristiane Cyrino, diretora da BC

Além disso, os alunos podem ter acesso ao portal da pesquisa, que possui divulgação de livros em diversas áreas como: medicina veterinária, direito, anatomia e etc. São disponíveis edições nacionais e internacionais. “A vantagem principal do sistema é que o mesmo título pode ser acessado de diversos lugares simultaneamente”, diz Cristiane Cyrino, diretora da Biblioteca Central.

Para acesso aos livros é necessário cadastro. Os alunos que estão iniciando neste semestre podem realizar a inscrição mediante a apresentação de comprovante de matricula e foto, no balcão de empréstimos. A BC conta com mais de 19 mil cadastrados, entre funcionários e alunos. Por dia, em média, são locados 1.200 livros e os empréstimos duram 15 dias. O aluno deve ficar atento a data de devolução, pois é cobrada uma multa diária por atraso.

O acesso ao catálogo do acervo da biblioteca pode ser realizado pelo site. O sistema Pergamun oferece a localização do livro em uma das bibliotecas cadastradas no sistema e na estante. Estão cadastradas no sistema as bibliotecas: Central, setoriais: matemática, física, química, mestrado de letras; e as bibliotecas do ICBS, Ceca, Espaço Cultural e também dos pólos do interior onde a Ufal está instalada.

O sistema digital conta ainda com uma Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com teses e dissertações defendidas na Ufal desde agosto de 2006. O horário de funcionamento da Biblioteca é das 7h às 21h45, inclusive aos sábados letivos, de acordo com o calendário acadêmico. Todos os sistemas on-line estão disponíveis no site.

Os alunos também podem sugerir a aquisição de títulos. O período de indicações para compra acontece geralmente no final do ano e é divulgado no site da Ufal.

Serviços que você precisa conhecer na Biblioteca

O Espaço de coleções Gerais, onde é encontrado diversos livros dos mais variados temas, está localizado à esquerda do Hall.  Já o Espaço de coleções especiais fica à direita do Hall, no local podem ser encontradas coleções de autores alagoanos, monografias, periódicos, coleções em braile. Os livros participam do mesmo sistema de empréstimos das coleções gerais, no entanto os demais impressos são somente disponíveis para xerox.

Para quem precisa de acesso rápido à internet e orientações para pesquisa, tem o Via Pesquisa, que pode ser usado também por alunos de outras instituições acadêmicas. “O via pesquisa é voltado a levantamentos bibliográficos em todas as áreas”, informou a bibliotecária Helena Mendes. O sistema é utilizado principalmente para a orientação ao usuário sobre localização e solicitação de artigos, teses e outros documentos no Brasil e no Exterior; Acesso ao Portal de Periódicos da Capes com 8.513 periódicos nacionais e internacionais e 90 bases de dados; Orientação sobre normatização de trabalhos científicos de acordo com as normas da ABNT e outras.

Outro local para pesquisas na rede mundial de computadores é eferecido pelo Espaço Digital Santander, localizado à direita, no primeiro corredor. O espaço Santander é voltado principalmente à inclusão digital. O laboratório on-line é aberto à comunidade acadêmica e pessoas interessadas.

A BC ainda possui um mini-auditório, com 50 lugares; um auditório com 88 lugares, com sistema de som, e sala de aula, com 30 lugares. Todos estes espaços são equipados com data show, TV, vídeo, DVD, e devem ser utilizados mediante um prévio agendamento. O hall da Biblioteca também é disponibilizado para agendamento de exposições e eventos culturais.