Arte no campus: Exposição na Biblioteca e Música no Espaço Cultural

14/08/2009 11h23 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h47
Músico Celinho Barros de passagem pelo Brasil

Biblioteca Central expõe “O Cordel do João Boneco”

De 17 a 28 deste mês, será exposto, no Hall da Biblioteca Central, no campus Maceió,  o “Cordel do João Boneco”,  trabalho artístico do professor e escritor Cristiano Kriko, que une literatura de cordel e artes plásticas.

A origem da palavra “cordel” é de Portugal, país onde havia a tradição de pendurar folhetos em barbantes. Este trabalho é escrito em forma rimada. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. De acordo com Kriko, o cordel “é uma arte não muito valorizada em Alagoas”. O cordel retrata a cultura nordestina e os bonecos representam personagens da história.

A exposição foi aberta no dia 9 no Museu Théo Brandão, e agora começa a percorrer  algumas galerias. Além dos tradicionais livrinhos de versos, chamados de cordel porque são exposotos à venda pendurados em um varal, a exposição conta também com 13 bonecos feitos de papel marchê também criados por Kriko.

Oficina de música com Celinho Barros

O Curso de Música Licenciatura da Ufal, em parceria com o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, a Pró-Reitoria de Extensão e o Fórum dos Músicos de Alagoas, realiza a “Oficina de Percussão com Celinho Barros”. O evento acontece no Auditório Guedes de Miranda, Espaço Cultural Universitário, nos dias 21 e 22 de agosto.

A Universidade promove o evento, aproveitando a passagem de Celinho Barros pelo Brasil, já que, atualmente, o músico mora na França. O artista é instrumentista (violonista), compositor e cantor, estudou violão no Conservatório Alberto Nepomuceno, mudou-se em 1974 para Paris, onde participou de recitais e cursou Musicologia na Sorbonne. Vem se apresentando em clubes, teatros, festivais e programas de Rádio e TV européias. Criou e desenvolveu um violão e oito cordas, o contra-violão, que une as possibilidades musicais do violão e do contrabaixo.

Os interessados em participar do curso, deverão se inscrever no período que vai de 10 a 21 de agosto. O número de vagas oferecidas é 100, o evento tem carga horária total de 8 horas. A “Oficina de Percussão com Celinho Barros” é direcionada aos estudantes e professores do curso de música da Ufal, além de músicos e profissionais afins.