Agenda Cultural: maracatu no museu e festival indígena

19/08/2009 09h30 - Atualizado em 13/08/2014 às 06h48

Arte e Cultura marcam festival indígena

Acontece nos dias 20 e 21 de agosto, o I Festival de Dança e Produção de Toadas Indígenas, promovido pela aldeia Wassu Cocal, em Joaquim Gomes. O festival tem como local a Escola Estadual Indígena José Manuel Onório da Silva (Escola Nova) e reunirá alunos da educação infantil e do ensino fundamental daquele município alagoano. A programação começa dia 20, as 8h, com apresentação de grupos de danças e produções das toadas das Escolas Estaduais Professora Marlene Marques dos Santos e Manoel Honório da Silva.  Das 13h às 16h30, participam do festival as Escolas Estaduais José Máximo de Oliveira e José Manoel de Souza. No dia 21, todos os grupos classificados se apresentarão.  O I Festival de dança e Produção de Toadas Indígenas conta com os seguintes colaboradores: Universidade Federal de Alagoas, Fundação Nacional do Índio (Funai-Al), Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e Assistência Social de Joaquim Gomes, além da Prefeitura local, Associação de Deficientes Físicos do município, Lanchonete Deus é Fiel e Movimento  Minha Terra. Mais informações com o professor José Nascimento, telefone 8855 -0090 e e-mail jufrança_@hotmail.com.

Maracatu no Museu

Os ritmos do maracatu tomam conta do pátio do Museu Théo Brandão (Av. da Paz) na noite desta sexta-feira, 21. Já estão confirmadas as apresentações do Maracatu Baque Alagoano, Maracatu Nação Cambinda Estrela, do Recife, e o guerreiro Treme Terra de Alagoas, de mestre Benon. A festa da cultura é aberta ao público e começa às 19h.

Patrimônios vivos

Os mestres e mestras do Patrimônio Vivo de Alagoas vão se reunir nesta sexta-feira (21),  às 10 horas, véspera do Dia Mundial do Folclore, para uma programação especial no Salão de Despacho Floriano Peixoto. Eles vão ser homenageados pelo Governo de Alagoas, com entrega dos certificados e o lançamento de 21 selos personalizados dos Correios. A programação inclui ainda a assinatura do convênio do Estado com Associação dos Folguedos Populares de Alagoas e apresentações folclóricas. A comemoração tem ainda o objetivo promover a integração entre os mestres, saudar os três novos: Nelson da Rabeca, Maria Flor e Maria José,  e prestar uma homenagem póstuma ao mestre artesão de madeira Fernando, mestre de guerreiro e pagode, Venâncio, e mestra de guerreiro Vitória.

Aldeia Sesc

A eclética programação de mais uma edição do projeto Aldeia Sesc Guerreiro das Alagoas começa nesta sexta-feira, 21. Às 19h acontece o lançamento do CD “Cantos Indígenas – Kariri Xocó”. Meia hora depois é a vez da peça “Diário de um Louco”, com o grupo de teatro Lavoura (PB), com direito a bate-papo com os atores depois da apresentação. Para encerrar: banda de fanfarra, guerreiro Leão Devorador, apresentações circenses e degustação de culinário local.

Cenografia

A extensa programação do projeto Aldeia Sesc Guerreiros das Alagoas continua neste sábado, 22, com oficina de cenografia com o diretor Jorge Bweres. As atividades se estendem até o domingo, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Já a tarde, 16h, no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro) é a vez da apresentação da peça “Bocas que Murmuram”, dia Cia. Mestres da Graça. E tem mais: às 19h30, no mesmo espaço, o monólogo “Solampião”, da Cia. Nêga Fulô. Preços: R$ 2 + 1kg de alimento não perecível ou R$ 4,00. Tel.: 3326-3133.

Sessão de Arte

Um tímido solteiro que mora vizinho ao irmão anuncia ter encontrado uma garota e se apaixona por ela. O problema é que ela na verdade é uma boneca em tamanho natural comprada na internet. Essa é a história da produção americana “A Garota Ideal”, dirigida por Craig Gillespie. O filme reflete sobre o isolamento no mundo moderno e a dificuldade de algumas pessoas em se relacionarem emocionalmente com outras. Na Sessão de Arte do Cine Iguatemi. Exibições nesta sexta-feira, 21h, e no sábado, 10h30.

Madame

Duas criadas se unem para envenenar a patroa. Essa é a história da peça “Madame”, do grupo Infinito Enquanto Truque. A montagem traz a assinatura do encenador Lael Correa. O texto é inspirado nas peças “O Balcão” e “As Criadas”, de Jean Genet. Neste sábado, às 21h, no Espaço Linda Mascarenhas (vizinho ao Cepa). Preços R$ 10.

Teatro

“As Muitas Últimas Coisas” traz à cena quatro personagens que vivem confinadas em um manicômio. Nesse espaço, distantes do mundo exterior, elas têm apenas umas às outras; têm apenas suas dores, fomes, perdas. A peça, da Cia. Ganymedes, está em cartaz no Teatro de Arena no mês de agosto. Nesta sexta e sábado, às 20h; no domingo, às 17h; Ingressos: R$ 10 e R$ 5,00 (meia). Censura: 14 anos.